Dos três prefeituraveis de Rio Negro o Alceu Swarowski é o primeiro que se coloca como pré-candidato. James Valério ainda não bateu o martelo, já o Robison Feres pode pintar como candidato a vereador.
Swarowski está filiado ao Cidadania e tem intensificado a caminhada pelo municÃpio visitando lideranças locais e aliados afirmando ser pré-candidato a prefeito em 2020 para que Rio Negro retome o seu crescimento. Alceu tem mantido diversos contatos com lideranças polÃticas visando montar uma ampla aliança para as eleições municipais e também para definir o seu candidato a vice.
Dou outro lado tudo indica que o professor James Valério deve ser o candidato do atual grupo que está no comando da Prefeitura e o seu vice deverá ser o vereador Alessandro von Linsegen, que também é professor. É muito difÃcil que essa composição seja alterada. o que está causando um mal estar na base aliada.
Com a pré-candidatura do Alceu Swarowski confirmada e a do James Valerio próxima da confirmação, deveremos ter uma disputa polarizada em Rio Negro. Robison Feres deve correr por fora. Dificilmente esse cenário mudará, assim como aparecer outro nome para disputa.
O desenho deste cenário não está agradando alguns vereadores que esperavam ver seus nomes ao menos como candidatos a vice-prefeito do James. Porém também não terão o Ãmpeto de se lançarem candidatos ao executivo, devem tentar a reeleição para Câmara.
Agora não é só vereador que está chateado, dizem ter secretário municipal aborrecido por não ser lembrado para compor a chapa da majoritária. Vai ter que se contentar com uma candidatura a vereador mesmo.
Do atual secretariado do Milton Paizani, quem pode pintar também como candidata a vereadora é a secretária da Educação Jussara Heide. Nas resenhas de polÃtica em Rio Negro, além do nome da Jussara aparecem também os nomes do Izonel Carrara – secretário de Agricultura e da Simone Gondro – secretária de Saúde. No caso da Simone só se seu o marido, o vereador Rodrigo Gondro passasse o bastão para ela ou ele fosse candidato a prefeito ou vice.
Em Mafra a cada semana que passa aparece um novo nome como postulante a candidato a prefeito. Então atualizando a contagem para 15.
Mulheres no poder! Essa semana a suplente de vereadora Alessandra Boege assumiu o mandato na Câmara de Mafra, no lugar do vereador Cirineu Corrêa que se afastou por 15 dias para tratamento de saúde. Com a posse da Alessandra a Câmara de Mafra tem hoje três vereadoras, fato inédito no legislativo mafrense.
As três vereadoras poderiam simbolicamente criar uma bancada das mulheres e desenvolver uma ação ou até mesmo um projeto de lei em conjunto, usando o fato para divulgar a necessidade de uma maior participação feminina na polÃtica.
Falando em mulheres, o secretariado do Wellington também conta hoje com quatro mulheres: Estela Maris Bergamini Machado – Secretária de Educação, Esporte e Cultura; Jaqueline Fátima Previatti Veiga – Secretária de Saúde; Débora Kahlow Schossig – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; e a Kátia Borges Saliba – secretária da Assistência Social e Habitação.
Os nomes da Jaqueline e da Estela sempre aparecem nas rodas de conversas polÃticas como possÃveis candidatas… ao cargo de prefeito. Se saÃrem candidatas a vereadores o êxito é quase certo.
Â