A partir desta sexta-feira (16) está dada a largada para a corrida eleitoral nas eleições municipais. Agora os candidatos podem fazer pedidos explÃcitos de voto.
Na TV, o perÃodo de propaganda eleitoral ocorre entre 30 de agosto e 3 de outubro. Nos municÃpios com segundo turno, a propaganda será entre 11 e 25 de outubro.
No dia 06 de outubro, eleitores de 5.568 municÃpios brasileiros vão à s urnas eleger prefeitos e vereadores. O segundo turno está previsto para o dia 27 de outubro, para municÃpios com mais de 200 mil eleitores.
A propaganda eleitoral nas ruas é feita com o uso de bandeiras, adesivos, santinhos, carreatas e comÃcios. Com estas ações, os candidatos transmitem suas propostas polÃticas diretamente aos eleitores.
Ou seja, na prática, estão autorizados a pedir votos, o que não podiam fazer na pré-campanha.
Estas ações devem ocorrer dentro do que prevê a legislação eleitoral. Se desrespeitarem as normas, candidatos, partidos, coligações e federações estão sujeitos a penalidades como multas, de R$ 5 a 25 mil reais.
Os atos de propaganda eleitoral, em locais abertos ou fechados, não precisam de autorização da polÃcia para ocorrer. Mas é preciso comunicar os eventos à PolÃcia Militar (PM) com pelo menos 24h de antecedência, para evitar coincidências com ações de outros concorrentes no mesmo local.
O que não pode
Propaganda fixada em bens públicos ou de uso comum (postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos).
Nestes locais, não pode ter pichação, inscrição a tinta e exposição de placas, estandartes, faixas, cavaletes e bonecos que sirvam para publicidade eleitoral.
Material de propaganda em árvores e jardins de áreas públicas, muros, cercas e tapumes divisórios.
A distribuição, por comitê de campanha, de materiais que possam ser entendidos como um benefÃcio ao eleitor: camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas.
ShowmÃcios e eventos semelhantes para a promoção de candidatos. Isso não impede, no entanto, que artistas manifestem seu posicionamentos polÃticos em seus shows ou em suas apresentações.
Uso, na propaganda eleitoral, de sÃmbolos, frases ou imagens associadas ou semelhantes à s de órgão de governo ou estatal.
O que pode
Distribuição de folhetos, adesivos, volantes e outros impressos. A edição do material é de responsabilidade do partido polÃtico, da federação, da coligação, da candidata ou do candidato.
Uso de carro de som ou minitrio elétrico apenas em carreatas, caminhadas e passeatas ou durante reuniões e comÃcios, e desde que observado um limite para o som.
Distribuição de materiais gráficos, caminhada, carreata ou passeata, acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio. Isso poderá ocorrer até às 22h do dia que antecede o da eleição;
Uso de bandeiras, broches, dÃsticos, adesivos, camisetas e outros adornos semelhantes pela eleitora e pelo eleitor, como forma de manifestação individual de suas preferências por partido polÃtico, federação, coligação, candidata ou candidato.
Entrega de camisas a pessoas que exercem a função de cabos eleitorais para utilização durante o trabalho na campanha, desde que não tenham os elementos explÃcitos de propaganda eleitoral, limitando-se à logomarca do partido, da federação ou da coligação, ou ainda ao nome da candidata ou do candidato;
As sedes do comitê central de campanha podem ter placas com o nome e o número da candidata ou do candidato;
Colocação de mesas para distribuição de material de campanha e a utilização de bandeiras ao longo das vias públicas, desde que sejam móveis e que não dificultem o trânsito de pessoas e veÃculos;
Propaganda na internet
A propaganda na internet também está liberada a partir desta sexta-feira (16). A legislação eleitoral traz regras especÃficas para a publicidade neste ambiente.
Na internet, os candidatos podem fazer propaganda:
Em site do candidato, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de serviço de internet estabelecido no paÃs;
Em página do partido ou da coligação, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de serviço de internet estabelecido no paÃs;
Por meio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação;
Por meio de blogs, redes sociais, sÃtios de mensagens instantâneas e aplicações de internet assemelhadas com conteúdo gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações;
O impulsionamento de conteúdo em provedor de aplicação de internet pode ser feito somente para promover ou beneficiar candidatura, partido ou federação que o contrate.
A propaganda negativa é proibida tanto no impulsionamento quanto na priorização paga de conteúdos em aplicações de busca. A norma proÃbe o uso, como palavra-chave, de nome, sigla ou apelido de partido, federação, coligação ou candidatura adversária, mesmo que a finalidade seja promover propaganda positiva.
Lives realizadas por candidatos são permitidas, mas não podem ser transmitidas ou retransmitidas em site, perfil ou canal de pessoa jurÃdica e por emissora de rádio e de televisão.
Na rede de computadores, é proibido:
O uso de qualquer conteúdo fabricado ou manipulado para espalhar desinformação que comprometa o equilÃbrio do pleito ou a integridade do processo eleitoral;
A utilização de deepfakes e de conteúdos sintéticos em áudio ou vÃdeo, mesmo com autorização, para criar, substituir ou alterar imagens ou vozes de pessoas vivas, falecidas ou fictÃcias;
A circulação paga ou impulsionada de propaganda eleitoral na internet, no perÃodo entre 48 horas antes até 24 horas depois da eleição.
Fonte: G1