Pouco a pouco, já nas próximas semanas, os alunos devem voltar à s salas de aula. Esses momentos que antecedem o inÃcio do ano letivo, geralmente causam algum tipo de tensão. Muitos estudantes ficam inseguros e ansiosos, pois com esse retorno vêm muitas novidades, novos desafios, colegas, professores e, de repente, uma nova escola, o que pode despertar certo medo. Pensando nisso, a psicóloga escolar Andressa Sperancetta, do Colégio Bom Jesus, dá algumas dicas que podem auxiliar nesse recomeço.
“Os pais, os professores e a escola precisam preparar-se para esse momento. Todos têm papel fundamental na volta à s aulas. O diálogo é muito importante. Os pais devem apontar os pontos principais, como novos colegas, aprendizado e professores, de maneira positiva. A escola vai preparar atividades que promovam a interação, e os professores devem realizar, em sala de aula, atividades que propiciem um ambiente acolhedorâ€, observa a especialista.
A psicóloga aconselha ainda que os adultos sejam realistas sobre as possÃveis pequenas dificuldades dos primeiros dias. Mas reitera que é importante manter uma visão otimista de como as coisas evoluirão na escola. “Assim como os adultos, a criança com elevada expectativa tem maior possibilidade de ficar frustrada com a realidade. A forma mais adequada de preparar a criança para os primeiros dias de aula é ir ajustando a ansiedade dela para o que mais provavelmente acontecerá. É importante explicar ao filho que ele não é o único que poderá ficar um pouco desconfortável e que os professores se esforçarão para que todos se sintam bemâ€, explica.
Volta às aulas em cada etapa escolar
- Educação Infantil – nessa faixa etária, as crianças ainda são muito pequenas, geralmente têm até cinco anos. Portanto, é normal que elas se desacostumem da rotina escolar que levavam antes das férias. Pode ser ainda que estejam indo para a escola pela primeira vez. “É possÃvel que a criança chore e não queira ficar na escola. Nesse momento, é importante que os pais emitam mensagens de segurança, não só por meio da expressão verbal, mas também da expressão facial, e deixem que a escola assuma seu papelâ€, explica a psicóloga. Ainda segundo a profissional, aos poucos a criança vai perceber que outras pessoas podem ser responsáveis por cuidar dela e que ir à escola também é legal. “Essa é uma fase importante, pois a criança começa a amadurecer e dar os primeiros passos rumo à independênciaâ€, diz.
- Ensino Fundamental – crianças/adolescentes de seis a 14 anos compõem, em sua maioria, essa fase. Nesse perÃodo, é natural que, com a proximidade do fim das férias, os estudantes fiquem ansiosos e inseguros. Para essa faixa etária, é indicado que os pais lembrem que existe esse sentimento e que cada um tem o seu tempo de adaptação. É válido lembrar também a eles que terão um bom desafio pela frente e aprenderão coisas novas, farão novos amigos e terão outros professores.
- Ensino Médio – aos poucos, a ansiedade vai diminuindo, o que é mais comum aos alunos que passam para o 1º ano. “Eles já são adolescentes e conquistaram certa independência. Eles estão mais acostumados com o novo. Ainda assim, a ansiedade é natural. Todos nós, pais e professores, precisamos estar atentos, por mais que se trate de “crianças crescidasâ€. Principalmente porque, nessa idade, os estudantes tendem a esconder mais os sentimentosâ€, conta a psicóloga.
- Vestibulandos – é preciso, desde o inÃcio do ano letivo, lembrar que este será um ano muito importante para a vida do estudante. “É necessário que os pais, os professores, a escola e o aluno estejam em sintoniaâ€, destaca Andressa. Ela ressalta ainda a importância de um planejamento. “O aluno deve manter um ritmo de estudos já no inÃcio do ano letivo. No entanto, este não é um ano em que o aluno apenas estudará. O estudante deve ter seus momentos de lazer, por isso é recomendável que realize uma atividade fÃsica e descanse o tempo necessário para que sua energia se recomponhaâ€, observa.Â
Uma nova escola
Se para nós, que somos adultos, entrar em um ambiente completamente novo gera insegurança, imagine para uma criança? Portanto, se o aluno vai iniciar o ano letivo em uma escola nova, a atenção da famÃlia deve ser redobrada.
“Primeiramente, é preciso lembrar qual foi a questão que ocasionou a mudança. Caso tenha sido por mau desempenho ou problemas de relacionamento, é importante deixar claro que esse é um recomeço, uma oportunidade de fazer diferente e criar boas experiências. Se a mudança de escola foi em virtude de transferência de cidade ou outra questão aleatória, o diálogo anterior ao inÃcio das aulas é muito indicado. Fale de maneira positiva sobre os novos desafios, colegas e professores. Gerencie a expectativa da criança e a acompanhe, conforme a faixa etária, deixando-a mais livre ou estando mais junto delaâ€, diz Andressa.