O circo-teatro vai invadir a cidade de Rio Negro. A linguagem popular que está nas raÃzes do teatro no Brasil e se tornou bastante conhecida principalmente em pequenas e médias cidades será apresentada no Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral neste sábado (28), à s 17h, com o espetáculo “Os Comparsas em Amor e Comédia”, da companhia de teatro curitibana Comparsaria Cênica. A entrada é gratuita.
A peça de teatro conta a história do palhaço Borracha, o empregado do um produtor teatral, Gaspar, e da atriz Laura, que tem grandes dificuldades de atuação, mas se considera uma excelente artista. Borracha não sabe o que é teatro, mas é convidado, sem saber, a ensaiar um espetáculo, escrito pelo poeta Carlos, com a patroa. Com isso, ele pensa que Laura está apaixonada por ele, o que deixa sua namorada, Terezinha, furiosa.
Este é um texto tradicional dentro do repertório do circo-teatro e foi encenado na Comparsaria Cênica pela primeira vez dentro da Mostra Circo-Teatro dos Comparsas, uma das mostras independentes do Festival de Teatro de Curitiba de 2018.
“O circo-teatro é uma linguagem que pode ter peças tanto de comédia quanto de melodrama. Nas comédias, como é o caso do espetáculo que será apresentado em Rio Negro, o personagem principal é sempre um palhaço, que cria situações constrangedoras e engraçadas para os demais personagens da peça”, explica o diretor da companhia, Helio de Aquino.
O espetáculo é uma produção da Comparsaria Cênica, que foi contemplada com o Prêmio Arte Paraná, da Secretaria de Cultura do Paraná (SEEC-PR).
Serviço:
“Os Comparsas em Amor e Comédia”
- Data: 28/07/2018
- Horário: 17h
- Local: Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral, em Rio Negro
- Entrada: gratuita
- Classificação indicativa: 12 anos
- Produção: Comparsaria Cênica
- Realização: Secretaria de Cultura do Paraná