Na manhã desta quinta-feira, dia 4, aconteceu em Rio Negro, no Cine Teatro Antonio Cândido do Amaral, anexo ao prédio da Prefeitura, a 12ª Conferência Municipal de Saúde, evento com o objetivo de discutir e definir as prioridades nos serviços de saúde no município.
Com o tema “Democracia e Saúde”, a Conferência tratou dos seguintes eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do SUS; e Financiamento. Durante o evento foram discutidas as propostas para melhorias nos serviços de saúde no município eleitas na pré-conferência realizada no último sábado, dia 30.
Após a solenidade de abertura a apoiadora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná, Giorgia Regina Luchese, ministrou uma palestra com o tema Democracia e Saúde. Logo em seguida foi realizada a plenária para apresentação e votação das propostas elencadas da pré-conferência e a eleição do Conselho Municipal de Saúde.
As conferências de saúde acontecem a cada quatro anos e são o momento para discutir questões como financiamento e orçamento, o acesso aos serviços e a qualidade do atendimento à população.
Os debates realizados nestas Conferências Municipais devem contribuir para a formulação das políticas de saúde municipais e estaduais, ao mesmo tempo em que as propostas de cunho nacional serão levadas para deliberação na etapa nacional da 16ª Conferência (8ª + 8), realizada pelo Conselho Nacional de Saúde.