O SAMU é componente assistencial móvel da Rede Nacional de Atenção à s Urgências e tem como objetivo chegar precocemente à s pessoas quando estas sofrem alguma situação de urgência de saúde que possa levá-las a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, sejam estes agravos de natureza clÃnica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica ou psiquiátrica, independente de onde essa pessoa se encontre.
Esse atendimento é solicitado em todo território nacional da mesma forma: pelo telefone 192. Como maneira de organizar a distribuição de ambulâncias, cada estado do paÃs divide sua frota em regionais de saúde, e esta, em microrregiões. A microrregião Sul, da qual Rio Negro faz parte, ao lado de Campo do Tenente, Quitandinha e Piên, conta com cobertura de duas ambulâncias SAMU, uma em Quitandinha e uma em Rio Negro, ambas da modalidade Suporte Básico de Vida.
Cada ambulância é tripulada por equipe profissional especializada em atendimento de urgência, sendo condutor-socorrista e técnico em enfermagem socorrista, em plantão contÃnuo e ininterrupto, além do suporte à distância de enfermeiro emergencista e médicos reguladores.
Buscando manter a excelência e ininterrupção do serviço, neste ano a equipe SAMU de Rio Negro ganhou novos integrantes à equipe de técnicos em enfermagem mediante processo de seleção interno, como previsto pela Lei Municipal nº 3148/2021. A seleção resultou na contratação da nova técnica em enfermagem Bruna Fernandes Cardoso Perosa. A medida assegura a continuidade dos trabalhos e o amplo atendimento da população.