Na sessão da última semana, foi lido na Câmara de Vereadores o ofício da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT, em resposta a um requerimento, que solicitava ao órgão a realização de uma vistoria técnica na ponte interestadual Rodrigo Ajace.
Segundo o requerimento a necessidade da vistoria é devido à preocupação com o estado da estrutura da ponte que tem um intenso fluxo de veículos no local – aproximadamente três mil veículos cruzam a ponte diariamente – e foi inaugurada em 1969, e desde então, nunca passou por uma vistoria em todos os seus pontos estruturais, principalmente os que estão submersos no rio Negro.
Em resposta o DNIT disse que a atribuição da conservação e gerenciamento da ponte que liga Mafra e Rio Negro é das Prefeituras dos dois municípios. Segundo o órgão, a ponte Rodrigo Ajace não consta na Rede Rodoviária do Plano Nacional de Viação, que apenas a ponte da BR-116 – ‘Ponte dos Peixinhos’ – é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte.
Indica ainda que o poder legislativo direcione o pedido para as Prefeituras de Mafra e Rio Negro, para que elas disponibilizem os profissionais técnicos para realizarem a vistoria.