O Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM) é considerado o maior e mais conceituado evento de prevenção e combate a incêndio do PaÃs. Tem como objetivo apresentar novas tecnologias do mercado, promover o intercâmbio comercial entre empresas estrangeiras e brasileiras, proporcionar a troca de experiências das operações dos bombeiros em todo Brasil e, ainda, reunir profissionais ligados aos setores de prevenção, combate à incêndio, resgate e emergência.
Durante o evento, diversos artigos cientÃficos foram apresentados por oficiais e praças de todos os Corpos de Bombeiros do paÃs.
Ganhou destaque o trabalho elaborado pelo Sd. QPM 2-0 Bruno Grockoski, bombeiro-militar pertencente ao Corpo de Bombeiros de Rio Negro, sendo aprovado com nota máxima, ficando entre os 5 melhores apresentados.
O tema apresentado foi o estudo da “Relação entre o fenômeno da calcinação e a redução da resistência do concreto armado em situações adversas”. O trabalho visa ajudar os chefes de operações em uma situação de combate a incêndio, na tomada de decisão com relação ao colapso da estrutura.
Vale ressaltar, que o Sd. Grockoski é formado em Engenharia CÃvil, pela Universidade do Contestado (UNC) Mafra.
CAMPEONATO BRASILEIRO DE SALVAMENTO AQUÃTICO
Depois de dois dias de provas, a equipe do Corpo de Bombeiros do Paraná ficou em 5º lugar geral do Campeonato Sul-americano de Salvamento Aquático (Sobrasa Rescue 2017). A competição teve a participação de mais de 350 atletas, de 16 Estados do paÃs e foi composta por baterias que envolveram provas de praia e piscina, exigindo preparo e conhecimento das mais diversas técnicas de salvamento aquático. O campeonato, vencido pela ParaÃba, foi dividido em 15 categorias, de acordo com a faixa etária.
Rio Negro se destacou com a Sd. QPM 2-0 Sara Evers, que obteve quatro medalhas na competição, sendo elas: 3º lugar no revezamento 4×25 com boneco; 3º lugar no salvamento com tubo em dupla; 3º lugar no salvamento com pranchão em dupla; 5º lugar no Aquatlhon.