A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Rio Negro realizou na tarde do último dia 31 o encerramento dos trabalhos referentes à Campanha Agosto Lilás, que trata do combate à violência contra a mulher.
Na ocasião foi realizada uma tarde de conversa com mulheres e meninas, com o objetivo de desenvolver o autocuidado, autoconhecimento e autoamor. Foi uma conversa e uma dinâmica para que fosse possível despertar nestas mulheres e meninas um jeito de se enxergarem com mais carinho e amor, e para que possam também ser mulheres que cuidam de mulheres.
Além disso, a atividade também teve o objetivo de divulgar o trabalho realizado pela equipe do CREAS, fazendo com que cada vez mais as mulheres sintam-se seguras ao procurar pela ajuda de um profissional.
“O Agosto Lilás acabou, mas a luta pelo fim da violência contra a mulher deve continuar o ano todo”.
CREAS
É comum o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ser confundido com o CRAS. Mas enquanto o CRAS atua para prevenir situações de vulnerabilidade social, o CREAS promove ações para controlar os impactos que já foram causados na população.
As unidades são compostas por profissionais de assistência social preparados para atender pessoas que sofreram algum tipo de violência física, psicológica ou sexual. Além disso, o centro também presta auxílio a indivíduos em condição de ameaça, abandono, negligência, discriminação social e maus tratos.
Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no CREAS também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.
Em Rio Negro o CREAS fica localizado na Rua Barão do Rio Branco, nº 518.