Com o tempo ensolarado o nível do rio Negro continua diminuindo após chegar a 6,59 metros na última terça-feira. Em Rio Negro o limite entre enchente e inundação é de 6,90 metros na área urbana, então havia a possibilidade de ocorrer uma terceira inundação na cidade em menos de um ano.
Na manhã desta quinta-feira o prefeito James Karson Valério, juntamente com o membro da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de Rio Negro, Daniel Teixeira, fez um balanço da situação atual.
No momento a situação está controlada em Rio Negro, sendo que nenhuma família ficou desabrigada. De acordo com o monitoramento hidrológico da Copel, às 14h desta quinta-feira o nível registrado foi de 6,08 metros. No interior ainda há alagamento em parte da estrada da Maitaca sentido Fazendinha que afeta a passagem dos veículos menores, mas isso deve continuar até a noite de hoje ou início desta sexta-feira.
Devido ao alto volume de chuvas nos últimos dias na região, a Defesa Civil se manteve em alerta e monitorou toda a bacia hidrográfica do rio Negro. Uma reunião foi realizada na manhã da segunda-feira para definir estratégias de acordo com o grau de enfrentamento, seguindo os protocolos definidos no plano de contingência que é mantido e atualizado sempre que necessário.
A Prefeitura, juntamente com a Defesa Civil, utiliza os meios tecnológicos para verificar quais regiões podem sofrer com as inundações para que as famílias sejam avisadas com antecedência, com tempo suficiente para preservar a segurança das pessoas e também dos bens materiais que são retirados com o auxílio do Exército, Corpo de Bombeiros e voluntários.
A previsão do tempo não indica chuva para os próximos dias, mas o monitoramento constante do rio Negro será mantido pela Defesa Civil.
É importante que a população que vive próxima ao rio Negro acompanhe a situação atual do nível. É possível acompanhar através do link: www.clickriomafra.com.br/niveldorionegro. As informações são atualizadas a cada hora pelo sistema de monitoramento hidrológico da Copel.
Em caso de emergência o cidadão pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número de WhatsApp: (47) 9 9171-1778. Também é possível acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.