Aproximadamente 40 mulheres do Lageado dos Vieiras e de comunidades próximas participaram nesta quarta-feira do projeto Vozes Femininas nas Comunidades. A ação ocorreu na Associação da Melhor Idade.
A iniciativa da ação é do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres (Departamento da Mulher) de Rio Negro com o apoio de voluntários. Através de importantes parcerias foi possível realizar uma tarde repleta de informações e serviços gratuitos.
Durante o encontro as participantes foram informadas sobre a atuação do Departamento da Mulher com esclarecimentos sobre a prevenção da violência doméstica, formas de violência e o trabalho em rede na proteção e acolhimento das vítimas. A diretora do departamento, Édina Regina dos Santos, explicou o funcionamento do local e sua missão. As mulheres presentes expressaram grande interesse no tema, enfatizando a necessidade de mais eventos desse tipo.
No evento as participantes também receberam da enfermeira Daniele Cristina Wormsbecher informações essenciais sobre a importância da realização do exame preventivo e do autoexame para o diagnóstico precoce do Câncer de Mama. A profissional também abordou a necessidade do autocuidado e da atenção à saúde mental das mulheres.
A segunda-dama do município de Rio Negro, Adriana Wotroba, também participou da ação com uma mensagem de incentivo, reforçando que a população pode contar com o apoio da gestão municipal para atender suas demandas e fortalecer o atendimento às mulheres.
Através de um vídeo explicativo, a ouvidora municipal Jerusa Cleres Hack destacou a importância do canal de ouvidoria para que os cidadãos registrem suas demandas. Ela ressaltou que há uma sala na Prefeitura preparada para o atendimento e que todas as denúncias são mantidas sob absoluto sigilo.
Profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social também participaram do evento para auxiliar o público presente com relação aos serviços disponibilizados, como a carteirinha do idoso. Profissionais da saúde atenderam as mulheres no local para realizar alguns serviços, como a aferição da pressão arterial.
Além disso, o evento contou com a participação da designer de sobrancelha Nelice Hames, que atendeu as participantes de forma voluntária no local, inclusive com o serviço de esmaltação de unhas. Da mesma forma, as consultoras Mary Kay, Fernanda e Rosimeri, atenderam gratuitamente as mulheres para uma sessão de beleza, deixando o evento ainda mais especial para elas.
A voluntária Cristiane de Oliveira dos Santos e as estagiárias Paula Eduarda Worell (Departamento da Mulher) e Gislaine Aparecida Senhorelli (Secretaria de Assistência Social) também foram fundamentais para a organização e condução do evento que também teve sorteios de brindes e um delicioso coquetel.
A ação teve a colaboração do secretário municipal de assistência social, André Klemann Koch, que possibilitou a utilização de um ônibus para que mais mulheres pudessem participar do evento. Tal apoio reflete a importância do trabalho em rede e da colaboração entre os diferentes setores para garantir o acesso às políticas públicas e aos serviços essenciais para as mulheres.
O objetivo do projeto Vozes Femininas nas Comunidades é compartilhar de maneira informal diversos conhecimentos e inspirar o público feminino com diferentes temáticas. Para isso, profissionais de diversas áreas de atuação realizam palestras e serviços de forma voluntária para fortalecer a luta pelos direitos das mulheres.
Acompanhe as ações do Departamento da Mulher através do perfil no Instagram: www.instagram.com/rionegromulher