Na manhã desta quinta-feira foi realizada em Rio Negro a caminhada do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que é celebrado no dia 18 de maio. A ação foi organizada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Rio Negro.
A concentração ocorreu em frente ao Colégio Caetano. A caminhada seguiu até a Praça João Pessoa com a participação de profissionais da saúde, assistência social, pacientes, estudantes e população em geral. O prefeito James Karson Valério e o vice-prefeito Alessandro von Linsingen também participaram da ação.
O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.
O Movimento da Luta antimanicomial também faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.