Na manhã do último dia 29, no Clube Rionegrense, o juiz eleitoral de Rio Negro Alexandro Cesar Possenti, e o promotor eleitoral Juliano Silva, diplomaram os prefeitos eleitos com mandatos de 2017 a 2020, abrangendo os municÃpios de Rio Negro, Quitandiha, Campo do Tenente e Piên, que compõem a comarca da 11ª zona eleitoral.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.
Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.
A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Para os eleitos aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs. Já nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.
Na oportunidade o juiz eleitoral Alexandro Cesar Possenti, cumprimentou os eleitos e ressaltou a importância dos mesmos como representantes da comunidade.
Em Rio Negro foram diplomados o prefeito reeleito Milton José Paizani (PSDB) e seu vice: James Karson Valério (PSD).
Também foram diplomados os seguintes vereadores eleitos: Alessandro Cristian Von Linsingen (PSC); Odair Pereira (Odair Chiquinho) PSC; Sidney Itamar Wolter (PSDB); João Alves (João Peludo) PROS; Mauricio Valério PDT. Também foram diplomados os vereadores reeleitos: Gari Vinicio Kiatkoski (PSDB); Elcio Josué Colaço (PTB); Rodrigo Otávio Gondro (PSD); Luiz Lourenço Pimentel Neto (PP).
O evento foi prestigiando também por familiares, parentes, correligionários e amigos dos eleitos que agora diplomados, tomarão posse de seus cargos em 1º de janeiro de 2017 até 31/12/2020.