Lançado no YouTube no dia 6 de março, dois dias antes do Dia Internacional da Mulher o documentário “A Violência Contra a Mulher é uma História Real”, conta os momentos de sofrimento de mulheres vítimas de violência doméstica.
O documentário produzido pelas estudantes de jornalismo da Universidade Positivo: Giullia Buch, Hellen Barbosa, Maria Claudia Batista e Tais Carolina Vaz, usa histórias e pessoas reais para contar fatos de abuso e violência contra mulheres e suas famílias. Uma dessas histórias é da mafrense Adelaide Lindenberg, de 75 anos, que junto com a sua filha contam como foi viver anos de abuso com um marido e pai alcoólatra.
Dona Adelaide que casou as 23 anos e foi trabalhar com o marido na empresa da família, disse que naquela época “casou tinha que agüentar”, que “o ronco foi a melhor melodia que já ouviu” e que “tinha que esconder faca, esconder tudo, para não ser agredida”, se referindo os constantes abusos e a violência que sofria dentro de casa.
“A gente nunca acha que uma pessoa que diz amar você, vai ter essa coragem”, fala ela no documentário.
Além dos depoimentos o documentário aborda o trabalho de jovens e adolescentes voluntários que promovem palestras em Rio Negro e Mafra, através do projeto “Dia Laranja” – dia internacional da conscientização da violência contra a mulher.
Assista ao documentário:
Conheça alguns palestrantes e participantes do projeto “Dia Laranja”: