Educação municipal de Rio Negro se destaca em duas importantes avaliações
Há 7 dias
Por Assessoria

Anualmente a Prefeitura de Rio Negro, através da Secretaria Municipal de Educação, aplica a Prova Rio Negro para avaliar os alunos da rede municipal de ensino. Nas salas de aulas também são aplicadas as avaliações externas, como a Avaliação de Fluência Leitora e a Prova Paraná Mais, que avaliam a fluência leitora, a Língua Portuguesa e a Matemática.

Recentemente foram divulgados os resultados referentes ao ano de 2024. Novamente a educação municipal de Rio Negro se destacou nos índices apresentados, sendo que as notas estão acima da média estadual.

AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA LEITORA

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O índice de leitores iniciantes fluentes é de 93,7% referente à edição 2024 – Saída. Já o índice de Fluência Leitora (IFL) é 7,3. Os índices vêm aumentando a cada ano, mostrando o fortalecimento constante da educação municipal de Rio Negro. Em 2023 o índice de leitores iniciantes foi de 87%; já o IFL foi de 6,6 em 2023.

Ao todo 380 alunos participaram da Avaliação de Fluência Leitora. A metodologia da avaliação foi aplicada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora. A avaliação visa verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado.

Nesse modelo de avaliação a criança realiza uma leitura para um professor ou uma professora e tem o seu desempenho associado a um Perfil de Leitor. A gravação da leitura do estudante é feita por meio de um aplicativo do CAEd, que depois é analisada por um professor ou uma professora.

Para a análise do desempenho em leitura do estudante, são levados em conta três critérios: precisão, que é a capacidade de ler corretamente as palavras escritas; velocidade ou automaticidade, que diz respeito à realização de uma leitura fluida, sem grandes pausas e dificuldades; e prosódia, que aponta para o uso correto dos aspectos tônicos e rítmicos do discurso, como a pausa na vírgula e a entoação interrogativa em uma pergunta. Além disso, o estudante pode ter de responder questões sobre o conteúdo do texto que leu.

PROVA PARANÁ MAIS

Na Prova Paraná Mais 2024, para o 2º ano do Ensino Fundamental o percentual de Rio Negro foi de 82% de estudantes com aprendizado suficiente para a Língua Portuguesa e 88% para Matemática. Para o 5º ano do Ensino Fundamental o percentual foi de 84% para a Língua Portuguesa e 80% para Matemática. Esses percentuais ficaram acima da média estadual.

A Prova Paraná Mais é uma avaliação em larga escala aplicada de forma censitária, abrangendo estudantes do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, bem como das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio da rede estadual do Paraná. Além disso, também avalia estudantes das redes municipais paranaenses que aderem ao programa, consolidando-se como um dos principais instrumentos de diagnóstico educacional do estado.

Inserida no Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP), essa avaliação busca fornecer dados precisos sobre o desempenho dos estudantes, possibilitando a identificação de padrões de aprendizagem, lacunas no ensino e oportunidades de intervenção pedagógica.

Para garantir maior confiabilidade na medição das habilidades dos estudantes, a Prova Paraná Mais é fundamentada na Teoria da Resposta ao Item (TRI), metodologia estatística que permite a elaboração de escalas de proficiência, proporcionando um acompanhamento contínuo da evolução do aprendizado ao longo dos anos.

A Prova Paraná Mais se configura como um mecanismo essencial para o aprimoramento da qualidade da educação no estado, promovendo um ciclo contínuo de avaliação, reflexão e ação pedagógica, com vistas à melhoria dos indicadores educacionais e à garantia do direito à aprendizagem de todos os estudantes paranaenses.

Os principais objetivos são:

  • Monitorar o desempenho escolar dos estudantes paranaenses em Língua Portuguesa e Matemática, oferecendo subsídios para a formulação de políticas educacionais eficazes.
  • Identificar avanços e desafios na aprendizagem, permitindo a implementação de estratégias pedagógicas mais assertivas por parte das redes de ensino.
  • Subsidiar gestores e professores com dados concretos, favorecendo a adoção de práticas pedagógicas baseadas em evidências e alinhadas às necessidades reais dos alunos.
  • Contribuir para a equidade educacional, garantindo que todas as redes e escolas possam utilizar os resultados para aprimorar seus processos de ensino-aprendizagem.

MAIS DESTAQUES

Rio Negro já é destaque em outras avaliações, como no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A atual nota de 7,5 faz com que Rio Negro seja o terceiro colocado no Estado do Paraná entre os municípios que possuem de 30 a 100 mil habitantes. Rio Negro também é destaque no índice de alfabetização, cujo indicador de 85,2% é destaque no Paraná, sendo o primeiro colocado entre os municípios que possuem de 30 a 100 mil habitantes.

Os bons resultados são frutos das iniciativas eficazes que são desenvolvidas na alfabetização infantil. Em Rio Negro, programas inovadores e metodologias inclusivas são implementadas para garantir que cada criança tenha acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos.

A Secretaria Municipal de Educação aplica, por exemplo, o Resposta à Intervenção (RTI), que é uma ferramenta que gera o desenvolvimento integral dos alunos e fortalece a equidade no ambiente escolar. O método fonovisuoarticulatório, multissensorial e sinestésico chamado Boquinhas também é aplicado para os alunos do 1º ano. Estes métodos ajudam a garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar seu potencial máximo.

* Com informações do Governo do Estado do Paraná

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.