As eleições da Ordem dos Advogados (OAB) foram realizadas na segunda feira (16) em todo o Brasil. Em Rio Negro, a chapa 11 de Agosto foi reeleita com 62 votos contra 47 votos da chapa adversária Ação e Renovação, 160 advogados da região votaram. A chapa vencedora é composta por Daniela Melz Nardes, presidente da chapa; vice-presidente: Luis Fernando Kemp; secretária geral Priscilla Sestrem Karpinski; secretário adjunto: Ricardo Gonçalves Furquim e tesoureira: Fabiane Cristina Paisani Jurquevicz.
As eleições em Mafra tiveram empate entre as duas chapas concorrentes, cada uma recebeu 87 votos. Por conta da igualdade de votos, a atual presidente Celina Dietrich Vieira ficará responsável pela OAB do município até que uma decisão seja tomada pela comissão eleitoral da Ordem dos Advogados de Santa Catarina, em Florianópolis, onde o resultado possivelmente deve ser divulgado na próxima sexta-feira (20).
Santa Catarina e Paraná tem novos representantes da OAB
O advogado Paulo Marcondes Brincas é o novo presidente da seccional catarinense da OAB. Advogado militante há 26 anos e especialista em Direito Comercial e Empresarial, Brincas venceu as eleições desta segunda-feira (16) com 66% dos votos, superando o candidato da oposição, Adriano Zanotto. Ele e o vice Luiz Mário Bratti assumem o cargo no dia 1º de janeiro para um mandato de três anos.
Esta foi a maior diferença de votos já registrada na história dos pleitos da OAB/SC: 12.819 a 6.455, confirmando o favoritismo de Brincas. Ele também venceu em 82% das subseções – inclusive nos maiores colégios eleitorais, como Joinville, Criciúma, Itajaí, Chapecó, Balneário Camboriú e Brusque. A vitória foi uma resposta à campanha de ataques anônimos feitos pela chapa de oposição – o que fez mal à imagem da instituição perante a sociedade e confirmou o favoritismo de Brincas.
Paraná
José Augusto Araújo de Noronha, da Chapa XI de Agosto, é o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná (OAB-PR). Ele venceu a eleição contra o candidato Samir Mattar Assad, da chapa Nova Ordem. Com 91% das urnas apuradas, Noronha tem votos 21.800 (66,8% dos votos). Assad tem 7.066 votos, o que representa 21,6% do total. Votos brancos e nulos somam 11,4%.
Noronha é o atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná e vai substituir Juliano Breda, atual presidente da OAB-PR, que também é da XI de agosto.