O município de Rio Negro possui no Centro uma bela e histórica estrutura que lembra uma gruta. Por décadas a pequena ermida foi utilizada pela população local e por muitos devotos da Virgem Maria de várias regiões como um local de reflexão e de muita oração, principalmente para as mães gestantes e para os recém-nascidos na cidade.
A estrutura possui uma imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt e faz parte da história de Rio Negro e do Movimento Apostólico Internacional de Schoenstatt, que é um movimento mariano fundado em Schoenstatt, na Alemanha, em 18 de outubro 1914 pelo padre José Kentenich, que visitou o município algumas vezes.
Atualmente o local não fica aberto para visitação, mas é mantido com os devidos cuidados pela Secretaria Municipal de Saúde. Entretanto, nesta semana houve a necessidade de acumular materiais de descarte em volta da estrutura, devido às reformas que o prédio está recebendo no telhado e no piso superior com o objetivo de aprimorar o atendimento aos cidadãos.
A estrutura foi preservada e a imagem da santa foi retirada durante esse procedimento de acúmulo de materiais para garantir a preservação da mesma. Tais materiais de descarte foram selecionados e depois destinados para receber o processo de eliminação dentro de um procedimento padrão e controlado, algo que é comum nas instituições públicas.
Esse acúmulo de materiais no local foi pontual/temporário. Foi nesse momento que fotos e vídeos foram feitos e divulgados pelas redes sociais, dando a entender que a estrutura da santa está abandonada no local mantido pela Prefeitura. Além disso, utilizando as redes sociais, uma vereadora publicou na manhã desta quinta-feira as imagens com um contexto equivocado.
O texto publicado pela vereadora menciona que ela foi impedida de acessar o local para verificar a situação, mas após a devida apresentação na recepção do prédio, a mesma foi encaminhada até a “gruta” e na companhia de uma profissional da Secretaria Municipal de Saúde recebeu os esclarecimentos sobre o fato.
Além disso, a vereadora esteve no local na manhã de hoje quando a área já estava limpa e organizada, porém na sua publicação nada consta sobre isso, sendo que apenas as fotos do dia anterior (quando ainda havia o procedimento de destinação dos materiais) foram divulgadas por ela.
O texto feito pela vereadora gerou comentários revoltosos que expressam a indignação de seus seguidores e dos devotos da Mãe Peregrina de Schoenstatt, principalmente. Até o momento, na metade da tarde desta quinta-feira, a vereadora não atualizou a sua publicação com as fotos que mostram o ambiente organizado e com as informações esclarecedoras.
A Prefeitura de Rio Negro preza pela preservação do patrimônio público e pelo respeito às crenças religiosas. Também valoriza a história do município, por isso o local em questão recebe constantemente os devidos cuidados.
Uma reunião com as dirigentes do movimento mariano será agendada para que elas possam opinar sobre a manutenção do local ou a transferência da “gruta” para outro local que desejarem.
A Prefeitura também ressalta que informações infundadas publicadas nas redes sociais apenas prejudicam a imagem do município de Rio Negro, que tem o respeito pela fé em seu lema e na sua tradição. Informações oficiais do município podem ser obtidas facilmente pela Internet através dos canais disponibilizados pela Prefeitura no site: www.rionegro.pr.gov.br