Aluna Rafaela Hack Ruthes visita a Associação de Coleta de Lixo de Rio Negro
Alunos do colégio Bom Jesus de Rio Negro desenvolveram um site para a coleta de lixo reciclável, químico e eletrônico. O projeto faz parte de um concurso no qual os dez estudantes de turmas distintas estão participando. O professor de física e robótica, Tiago Brandão, explica que o projeto foi desenvolvido de acordo com a realidade de Riomafra, onde os coletores encontram dificuldades, pois não encontram os moradores em suas respectivas casas nos horários em que passam recolhendo os objetos. Os alunos também visitaram a Associação de Coleta de Lixo de Rio Negro para ter uma experiência real do processo de reciclagem.
Por conta desse impasse, os alunos desenvolveram um site no qual os moradores que reciclam lixo em Riomafra tem o contato direto com os coletores. A página funciona da seguinte maneira: as pessoas que reciclam lixo preenchem um cadastro colocando o tipo de lixo (plástico, papel, vidro, etc.), o endereço e o melhor horário para ser recolhido. O site também é usado pelo coletor que ao ver os dados vai em busca do lixo reciclável. A iniciativa também é uma maneira de incentivar a cultura da reciclagem na região.
O professor explica ainda que o site também oferece dois links: um para lixo químico, no qual indica o local em que esse tipo de detrito é recebido para reciclagem e um segundo link para lixo eletrônico, que indica o contato de uma pessoa que recicla os objetos. Para conhecer mais sobre o site e fazer parte da reciclagem em Riomafra acesse o endereço criado pelos alunos: www.equipelaranjam.wix.com/soslixoreciclavel.