Alunos do colégio Bom Jesus de Rio Negro desenvolveram um site para a coleta de lixo reciclável, quÃmico e eletrônico. O projeto faz parte de um concurso no qual os dez estudantes de turmas distintas estão participando. O professor de fÃsica e robótica, Tiago Brandão, explica que o projeto foi desenvolvido de acordo com a realidade de Riomafra, onde os coletores encontram dificuldades, pois não encontram os moradores em suas respectivas casas nos horários em que passam recolhendo os objetos. Os alunos também visitaram a Associação de Coleta de Lixo de Rio Negro para ter uma experiência real do processo de reciclagem.
Por conta desse impasse, os alunos desenvolveram um site no qual os moradores que reciclam lixo em Riomafra tem o contato direto com os coletores. A página funciona da seguinte maneira: as pessoas que reciclam lixo preenchem um cadastro colocando o tipo de lixo (plástico, papel, vidro, etc.), o endereço e o melhor horário para ser recolhido. O site também é usado pelo coletor que ao ver os dados vai em busca do lixo reciclável. A iniciativa também é uma maneira de incentivar a cultura da reciclagem na região.
O professor explica ainda que o site também oferece dois links: um para lixo quÃmico, no qual indica o local em que esse tipo de detrito é recebido para reciclagem e um segundo link para lixo eletrônico, que indica o contato de uma pessoa que recicla os objetos. Para conhecer mais sobre o site e fazer parte da reciclagem em Riomafra acesse o endereço criado pelos alunos: www.equipelaranjam.wix.com/soslixoreciclavel.
otima iniciativa pena que sem os esforços de todos tudo pode avacalhar.
Espero que tudo foi resolvido.
MORO EM OUTRO ESTADO, ESTOU COM INICIATIVA DE LIXO RECICLÃVEL EM MINHA CIDADE NO ESTADO DE MINAS GERIAS, GOSTARIA DE VER COM VOCÊS IDEIAS OU MODELO DOS PROJETOS REALIZADOS AI PARA QUE EU POSSA APLICAR AQUI , POR VER QUE Aà FOI MUITO LEGAL.
O problema do lixo reciclável em Rio Negro é o seguinte na rua onde eu moro Rua Walter Weber a prefeitura determinou que nas terças feiras passa-se o caminhão para apanhar o lixo os moradores quase 80% aderiram inclusive eu, arrumava bem direitinho tudo até o começo do ano de 2015 funcionou bem mais depois a prefeitura começo a avacalhar vinham numa terça na outra não vinham até liguei para o secretário dessa área e ele me disse que dependia da boa vontade dos catadores que a prefeitura disponibilizava um caminhão que quase sempre tava quebrado e para resumir hoje não existe mais esse serviço aqui em minha rua já uns cinco meses é preocupante que o poder público não se preocupe com essas questões e faça um projeto mais sério.Mais parabéns aos estudantes pela iniciativa!