Dia 05 de agosto será realizada a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Será a oportunidade para várias pessoas concluÃrem os estudos. As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnÃsio Teixeira (INEP).
O perÃodo de inscrição encerrou em abril. Quem realizou a inscrição precisa ficar atento com informações importantes, como o Cartão de Confirmação da Inscrição, que deve ser impresso no site do INEP. Nele há as informações sobre o local e horário da prova e os documentos necessários para apresentação no local. Para obter as informações basta acessar a opção Página do Participante.
Clique aqui para acessar o site
No dia da prova os portões de acesso aos locais serão abertos às 8h no turno da manhã, e às 14h30 no turno da tarde, sendo fechados às 8h45 no turno da manhã e 15h15 no turno da tarde. Após o fechamento dos portões não será permitida a entrada de nenhum participante. Em Mafra a prova será realizada no Colégio Barão de Antonina, situado na Rua Marechal Teodoro, nº 484.
A divulgação dos resultados ocorrerá em novembro deste ano. Para o participante se preparar para a prova, o INEP oferece no site materiais de estudo gratuitos para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
A PROVA
O exame do ensino fundamental será aplicado de acordo com as áreas de LÃngua Portuguesa, LÃngua Estrangeira Moderna, Artes, Educação FÃsica, Redação e Matemática, Geografia, História e Ciências Naturais. Para o ensino médio, as provas são divididas em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza.
A certificação é emitida pela Secretaria de Estado da Educação para o ensino fundamental e médio, já os Institutos Federais de Santa Catarina certificam somente para o ensino médio. O Encceja também emite a Declaração de Proficiência para quem é aprovado em uma ou mais disciplinas.
Os candidatos devem ficar atentos sobre uma mudança nas provas deste ano, pois quem não comparecer deverá justificar a falta, caso contrário, terá que ressarcir o valor individual gasto pelo Governo Federal para a realização da prova, sendo cerca de R$ 45. A ação foi motivada pelo fato do grande número de ausentes na última edição. Em Santa Catarina, mais de 64 mil se inscreveram nas provas do ensino fundamental e médio, porém aproximadamente de 50% dos candidatos realizaram a prova.