Um golpe que promete rendimentos a partir de depósitos via PIX já fez vÃtimas em Riomafra. Os golpistas utilizam contas hackeadas no Instagram de pessoas conhecidas da vÃtima, entram em contato e mostram prints falsos de rendimentos, fazendo com que a vÃtima acredite no sucesso do investimento, invista dinheiro e caia no golpe.
Neste vÃdeo do Youtube é possÃvel saber mais sobre o golpe:
As explicações dos motivos de uma conta ser invadida são diversas. Os artifÃcios usados pelos criminosos vão desde o envio de links que instalam malwares (espécie de “vÃrusâ€) nos celulares e, a partir daÃ, roubam dados, até o vazamento de senhas cadastradas em outros sites que são iguais à s usadas nas redes.
Segundo a Meta, empresa responsável pelo Instagram, as pessoas que tiveram os perfis hackeados podem recuperar a conta preenchendo um formulário que consta nesta página: https://www.instagram.com/hacked/
A empresa reforça que a dupla verificação é uma medida de segurança efetiva para evitar ter o perfil invadido. Com o recurso, os usuários vão precisar, além da senha, de um segundo código, enviado apenas por SMS ou aplicativo de verificação, para acessar a conta.
Para casos de estelionato é recomendado que a vÃtima procure a polÃcia para que se iniciem as investigações. O ideal é nunca deletar a conversa realizada com o criminoso e nem apagar qualquer mensagem do diálogo.
Também é importante fazer a captura de telas (“print screen†ou “print†como é referido popularmente) da conversa; realizar o “backup da conversa†e a “exportação da conversa†para algum e-mail; informar imediatamente ao parente ou amigo cuja identidade está sendo usada pelo criminoso para que ele possa avisar terceiros e se precaver das consequências do uso de seu nome e dados; fazer um Boletim de Ocorrência, constando o número usado pelo criminoso e quaisquer outros dados que ele tenha fornecido (e-mails, chaves PIX, contas bancárias, etc.); comunicar imediatamente o banco para o qual os valores foram transferidos, registrando reclamações formais.