O Grupo Municipal de Teatro de Rio Negro participou recentemente do 8º Festival de Teatro de Colombo (FETECO), com a peça “Cabaré Flashback”. O festival teve a apresentação de 20 espetáculos entre os gêneros infantis, comédia, contemporâneo, musical, e drama.
A peça “Cabaré Flashback” também foi apresentada em Rio Negro na última semana no Cine Teatro Antônio Candido do Amaral e encantou o público presente. Este novo espetáculo teatral se passa durante uma noite de festa, onde acontecem várias situações cômicas. A peça foi escrita na primeira metade do século XX pelo dramaturgo alemão Karl Valentin e agora foram adaptadas para o contexto atual pelo grupo de teatro.
Durante o festival em Colombo o Grupo Municipal de Teatro de Rio Negro conquistou dois prêmios. Na ocasião foram várias indicações, conferindo ao grupo rio-negrense o prêmio de melhor direção (por Henrique Gaio) e destaque do festival (para Miriam Thomazi).
Na manhã desta quarta-feira (04), o diretor Henrique Gaio esteve no gabinete do prefeito James Karson Valério, juntamente com a secretária de cultura e turismo, Jussara do Rocio Heide, para apresentar os troféus conquistados.
Na ocasião, Henrique Gaio, que também é gerente executivo do Sesc Rio Negro, convidou o prefeito para prestigiar a 42ª Semana Literária do Sesc e Feira do Livro, que ocorre do dia 04 a 07 de outubro em Rio Negro.
FAÇA PARTE
Os ensaios do Grupo Municipal de Teatro de Rio Negro acontecem toda segunda-feira no Centro Municipal de Cultura Agostinho Paizani Filho, com início às 19h. As aulas são ministradas gratuitamente, abordando técnicas teatrais de consciência corporal, voz e improvisação. Todos podem participar!
O primeiro Grupo Municipal de Teatro de Rio Negro foi oficialmente criado com a entrega do Decreto Municipal nº 94/2022 no dia 04 de agosto de 2022. O grupo tem como objetivos:
- Promover e desenvolver a cultura e a tradição cênica.
- Proporcionar a recreação através da arte cênica e abrilhantar festividades promovidas e apoiadas pelo município dentre outras.
- Oferecer oportunidade de formação musical a crianças, jovens, e adultos do município.
- Buscar e acolher crianças, adolescentes e jovens e adultos que gostam e se interessem pelas artes cênicas, incentivá-los a se ingressarem nos estudos de teoria e prática.
- Promover conhecimentos, lazer e entretenimento através da arte cênica, como meio de desenvolvimento cultural e artístico.
- Incentivar a formação de novos atores/atrizes municipais, como meio de continuidade de suas ações de apoio à defesa social.
Como atribuições do grupo de teatro estão: a execução de peças teatrais em eventos do município, desenvolver e participar de ações, programas ou projetos de prevenção à violência que visem despertar, preservar ou resgatar o sentimento da vida em comunidade e de cidadania, em especial de jovens e adolescentes envolvidos em situação de vulnerabilidade social e elaborar e organizar peças teatrais variadas e ecléticas para as apresentações do grupo.