Grupos de proteção a animais de Rio Negro e Mafra estão divulgando textos nas redes sociais para conscientizar a população para que os cães e demais animais também recebam o devido cuidado nesse momento difícil. Infelizmente é bastante comum animais serem abandonados durante o período de alagamentos e enchentes. Cachorros, por exemplo, morreram afogados na última enchente em Riomafra, pois ficaram presos na corrente sem a possibilidade de escapar. Por isso, é importante ressaltar: não deixem os cães acorrentados, pois em uma possível enchente eles não conseguirão sobreviver, bem como qualquer outro animal que possa estar preso em um terreno.
Os grupos também pedem que os lojistas colaborem neste período de chuva e frio, possibilitando que os cães fiquem nas marquises das lojas para se protegerem. “Em todo canto, a chuva está castigando todo tipo de gente e de bicho. Se para nós que podemos falar e pedir ajuda já está difícil, imagine para os pobres animaizinhos que não tem como pedir socorro”, cita uma das mensagens.
SEJA SOLIDÁRIO
Ao ver um animal na rua passando frio e fome, não feche os olhos para a realidade. Acolha o animalzinho até achar um lar definitivo para ele. Dê alimento e proteção. Depois que o período de chuva passar, é possível divulgar nas redes sociais a foto e informações do animal para que o dono ou um interessado em adotá-lo surja e assim o cão tenha um final feliz.