Há chance de nevar em Riomafra; frio intenso deve permanecer até quinta

Por Redação Click Riomafra - 28/06/2021
Neve de 2013 em Mafra. Foto: Anselmo Alves da Silva

As temperaturas baixas, neve e chuva congelada registradas no Sul do país nesta segunda-feira (28) podem voltar a ocorrer na região até a manhã de terça (29). O frio intenso continua e com ele, há também previsão de geada. As temperaturas devem baixar mais e permanecerem assim até quinta-feira, dia 01 de julho. Conforme especialistas, isso já era previsto para este inverno.

Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), o estado catarinense, o Paraná e o Rio Grande do Sul estão registrando frio intenso em razão da passagem de uma massa de ar frio de origem polar vinda da Argentina.

“Frio extremo vai ocorrer na terça com temperatura em torno de -5 a -7°C na madrugada e início da manhã de terça e quarta-feira no planalto Sul catarinense. A condição é a mesma para o Paraná e Rio Grande do Sul”, informou o meteorologista da Epagri, Clovis Levien.

Segundo os meteorologistas da Epagri/Ciram e também do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), este frio e os fenômenos associados estão dentro da normalidade e das ocorrências esperadas para o inverno na região.

“Essa massa de ar é intensa deve provocar anomalia negativa de temperatura, mas está dentro da normalidade de um inverno. Já tivemos situações que temos essas altas polares até chegando com maior intensidade do que essa que tem agora. É uma massa bastante intensa que chega no sul do Brasil e que está dentro de uma época em que elas são esperadas”, afirma Gilsania Cruz, também meteorologista da Epagri/Ciram.

Segundo o Inmet, há possibilidade de nevar até terça-feira na região da serra catarinense até ao sul do Paraná. Chuvas congeladas também deve continuar acontecendo nas serras gaúchas e catarinenses.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“No decorrer dessa semana, entre segunda (28) e terça (29) teremos queda de neve nas regiões mais altas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. Ainda na terça e durante toda semana teremos formação de geadas nos três estados. Essa onda é um fenômeno normal que acontecem durante o inverno”, disse o meteorologista do Inmet, Gil Schreiner Russo.

Em Santa Catarina houve registro de neve pela manhã em pelo menos três cidades e à tarde voltou a ocorrer o fenômeno.

Quais são as condições climáticas necessárias para haver neve?

Não basta uma cidade ter temperaturas baixas em determinado dia para nevar. É preciso que as nuvens estejam úmidas e que tanto a temperatura da atmosfera como a temperatura do solo estejam baixas (em torno de zero grau ou menos). Além disso, é essencial que todo o caminho percorrido pelo vapor d’água que sobe até as nuvens (para formar os cristais de neve) e o que desce (já com ela formada) esteja gelado para que os cristais não derretam, se transformando em chuva.

No Brasil, as raras precipitações de neve ocorreram em pontos serranos dos estados do Paraná, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Cidades localizadas em altitudes acima de 1.250 metros e ao sul do Brasil, como a catarinense São Joaquim e a gaúcha São José dos Ausentes, sofrem influência das massas de ar vindas do polo Sul e, por isso, registram neve com mais frequência.

A previsão do tempo indica -1 grau às 7h desta terça-feira em Riomafra.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No dia 23 de julho de 2013 a neve chegou a Riomafra e região e proporcionou uma experiência inesquecível para todos. A cor branca que cobria o chão, as casas e a vegetação foi motivo de alegria para a população que não conhecia este fenômeno. Clique aqui e veja diversas fotos.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.