Começou nesta segunda (18) a fase presencial do curso de capacitação dos mais de 180 mil futuros recenseadores convocados pelo IBGE. O treinamento acontece em cerca de 5 mil locais de treinamento e 10 mil salas de aula espalhadas por todos os estados do paÃs. O perÃodo de aprendizado terá carga horária de oito horas e durará cinco dias, se encerrando na sexta-feira (22/7). Os profissionais que coletarão dados dos povos e comunidades tradicionais, como indÃgenas e quilombolas, terão um dia a mais de capacitação, na segunda-feira (25/7).
Nesta semana também começou o treinamento dos agentes censitários de pesquisa por telefone (ACT), com aulas entre os dias 18 e 27 de julho. Responsáveis por atuar no Centro de Apoio ao Censo (CAC), os agentes serão divididos em turmas e poderão escolher o turno de acordo com a sua disponibilidade de horário. Os ACTs atuarão no Censo ajudando a esclarecer dúvidas de quem optar por preencher o questionário pela internet ou por telefone.
“Começaremos a etapa presencial do treinamento dos recenseadores, mas eles já estão sendo treinados há temposâ€, ressalta a gerente de Treinamentos de Censos, Cynthia Damasceno. “Preparamos um curso em EAD (Ensino a Distância) com conceitos fundamentais do Censo e esse conteúdo caiu na prova do processo seletivo simplificado. Os recenseadores passaram também por uma etapa autoinstrucional com a leitura prévia do Manual do Recenseador e do Manual de Entrevista, disponÃveis no site do Censo 2022. Eles já iniciaram o treinamento bem antes de estarem em sala de aulaâ€, acrescenta.
Conteúdo programático
Durante o perÃodo de capacitação, os futuros recenseadores reforçam o aprendizado sobre os diversos temas relacionados ao Censo e ao IBGE, por exemplo:
- O que é um setor censitário e como fazer o percurso e a cobertura;
- Cadastro de endereços e captura de coordenadas;
- Questionários básico e da amostra, e seus respectivos quesitos;
- Ética e integridade no recenseamento;
- Condutas de abordagem do recenseador;
- Atividades práticas e simulações no DMC (dispositivo móvel de coleta).
Para melhor aprendizado, os recenseadores contarão com uma variedade de materiais elaborados pela Coordenação Operacional de Censos (COC). Além dos manuais e mapas impressos, também há produtos nos formatos digitais: manuais, slides, protocolos, dentre outros recursos instrucionais. Contarão ainda com aplicativos diversos, como o aplicativo de treinamento no qual realizam atividades práticas no DMC e a avaliação de aprendizagem e de reação ao final do treinamento. Há também o próprio aplicativo de coleta (com insumos de treinamento), que simula exatamente como é o trabalho do recenseador em campo, e o aplicativo de aulas, utilizado pelos instrutores para passar os conteúdos, contendo todos os slides e vÃdeos do treinamento que são repassados de forma padronizada em todas as salas de aula.
No Paraná
10.490 recenseadores vão trabalhar na coleta no estado, e estão sendo treinados em 325 locais, ou polos de treinamento, distribuÃdos em todo o Paraná. O treinamento presencial é conduzido pelos supervisores, que também acompanharão o trabalho dos recenseadores em campo.