Mais uma vez Mafra e Rio Negro sofrem com a enchente do rio Negro que nesta segunda-feira (3) chegou ao nÃvel máximo de 9,423 acima do seu nÃvel normal. A última enchente foi em 2014, considerada a terceira maior da história onde as águas ultrapassaram os 13 metros. A maior até hoje registrada foi a de 1983 quando o rio Negro atingiu 14,57 metros.
Cerca de 1000 pessoas tiveram que deixar suas casas e procurar abrigo em casa de familiares ou se abrigarem em ginásios escolas ou salão de igrejas. Em Mafra 383 deixaram suas casas, e em Rio Negro mais de 500 pessoas estão fora de seus lares.
No Ginásio de Esportes José Muller, em Rio Negro, 18 famÃlias – 55 pessoas – estão alojadas. Outras 114 famÃlias estão em casa de parentes ou amigos.
O Ginásio do CEMMA, em Mafra, está abrigando 34 famÃlias, outras três famÃlias estão no Colégio Jovino Lima, nove no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida e uma na Igreja Brasil para Cristo. 67 famÃlias estão em casa de familiares ou amigos.
As águas do rio Negro, e do rio da Lança começaram a subir logo após as fortes chuvas que iniciaram na madrugada da última quinta-feira, dia 30, onde o acumulado de chuvas foi acima de 100 mm, 80% da média para o mês de maio todo. As primeiras comunidades atingidas foram a Vila Argentina (Mafra) e Vila Paraná (Rio Negro).
Com a continuidade das chuvas na sexta-feira, e com menor intensidade no sábado e domingo, o rio Negro foi subindo até o meio-dia desta segunda-feira quando atingiu 9,423. Ainda na segunda-feira o nÃvel da água começou a abaixar e na tarde de ontem, à s 16 horas, o nÃvel do rio era de 9,2 metros. No fechamento de nossa edição: o nÃvel do rio estava em 9,21 metros
Rio Negro estima que os prejuÃzos com a enchente ultrapassem os R$ 13 milhões. Mafra ainda não efetuou o cálculo.
AULAS SUSPENSAS
Assim como em Mafra, Rio Negro também continua com as aulas suspensas nas unidades escolares do interior.
O Colégio Caetano continua interditado sem previsão para sua reabertura. A informação extra-oficial é que as aulas deste perÃodo serão repostas durante o recesso escolar de julho no colégio Barão de Antonina. Até o momento não temos informação se a escola, neste caso o estado, vai ocupar outro espaço para a continuidade do ano escolar.
Os colégios CEMMA em Mafra e Mario de Oliveira Goeldner também estão com as aulas suspensas.
Mafra e Rio Negro decretam situação de emergênciaOs prefeitos de Mafra e Rio Negro decretaram situação de emergência em virtude das constantes chuvas que assolaram os municÃpios e a região, especificamente entre os dias 30 de maio e 02 de junho. A decisão foi tomada após uma reunião com os coordenadores da Defesa Civil. E Mafra o prefeito tomou a decisão, nesta segunda-feira 03 após reunião com coordenador regional da Defesa Civil do Estado, Clodoaldo Ribas dos Santos, e com o secretário municipal de governo e cidadania Marco Antônio Neidorf, para deliberar e averiguar os danos causados pela enchente em Mafra e decidiram recomendar a decretação de situação de emergência.
VEJA OS NÚMEROS EM MAFRA
Pessoas atingidas: Adultos | 286 |
Pessoas atingidas: Idosos | 11 |
Pessoas atingidas: Crianças | 86 |
Pessoas atingidas total | 383 |
FamÃlias desalojadas | 62 |
FamÃlias desabrigadas (*) | 47 |
PREFEITURAS PEDEM AJUDA ÀS FAMÃLIAS
Ambas as Prefeituras estão solicitando que a ajuda a população na doação de roupas, calçados, fraldas descartáveis, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza – principalmente água sanitária.
As doações podem ser feitas diretamente na Defesa Civil ou na Secretaria de Ação Social das dias cidades.
LIONS CLUB OFERECE ALMOÇO AOS DESABRIGADOS
Ontem o Lions Club de Rio Negro preparou um almoço para as famÃlias alojadas no Ginásio de Esportes José Muller. O clube de serviço preparou, na cozinha da APAE, uma galinhada acompanhada de salada e suco e distribuiu entre os mais de 50 alojados.