Modelo de Resposta à Intervenção (RTI) é aplicado na educação de Rio Negro
Há 2 dias
Por Assessoria

A Secretaria Municipal de Educação de Rio Negro aplica nas unidades escolares o Resposta à Intervenção (RTI), que é uma ferramenta que gera o desenvolvimento integral dos alunos e fortalece a equidade no ambiente escolar.

Trata-se de uma abordagem educacional que visa identificar e ajudar alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, principalmente com relação à leitura. O modelo é baseado na coleta de dados sobre o desempenho dos estudantes para monitorar o progresso e ajustar as intervenções conforme necessário. O RTI garante a identificação precoce, prevenção e remediação.

A implementação do RTI envolve várias etapas dentro de um planejamento estratégico. O principal objetivo é intervir precocemente a fim de evitar o agravamento futuro dos prejuízos acadêmicos que podem ser causados por transtornos de aprendizagem. Com a aplicação do RTI o professor pode analisar se as dificuldades dos alunos são em nível pedagógico, que podem ser solucionadas na escola, ou se necessitam de intervenções multidisciplinares. Isso garante que alunos com diferentes estilos de aprendizagem e níveis de habilidade sejam apoiados no ambiente escolar.

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Em Rio Negro o RTI é aplicado desde 2018 com a supervisão da psicopedagoga Josiane Maria dos Santos Grah. Na manhã desta sexta-feira a profissional apresentou aos novos professores e coordenadores das turmas do 2º ano do ensino fundamental as estratégias que serão aplicadas ao longo do ano, além do cronograma e os materiais de apoio que serão utilizados nas unidades escolares.

O encontro ocorreu em uma das salas de reuniões da Prefeitura. A diretora do departamento de educação permanente profissionalizante, Kelly Lukasinski, fez a abertura do evento dando as boas-vindas aos educadores e desejando sucesso na aplicação do projeto.

A reunião teve grande importância para que o modelo RTI seja aplicado com eficiência nas escolas. Todas as etapas de implementação foram detalhadas durante a apresentação. Atividades práticas também foram realizadas com os educadores, como uma simulação da avaliação que será aplicada aos alunos e ações em grupos que serão desenvolvidas em sala de aula.

Nas unidades escolas as atividades terão dois momentos de avalição no início e fim do projeto e 33 atividades de Língua Portuguesa com ênfase em Consciência Fonológica, que é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas.

De acordo com a psicopedagoga, a aplicação do RTI tem gerado resultados positivos para a educação municipal de Rio Negro, pois durante o ano são realizadas provas de fluência leitora para os alunos do 2º ano e os resultados são sempre excelentes.

Investir na educação é um compromisso da atual gestão municipal. Além do RTI, a Secretaria Municipal de Educação de Rio Negro também aplica o Método Boquinhas para os alunos do 1º ano, que é um método fonovisuoarticulatório, multissensorial e sinestésico. Estes métodos ajudam a garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar seu potencial máximo.

A inclusão educacional também é fortalecida nas unidades escolares de Rio Negro, já que o RTI ajuda a identificar as dificuldades pedagógicas e oferece informações importantes para que educadores compreendam como os fatores ambientais e socioeconômicos afetam o aprendizado. Isso colabora com o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para gerar um ambiente inclusivo.

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