Moradores do interior de Rio Negro, procuraram a reportagem do jornal Gazeta de Riomafra para reclamar das péssimas condições que a estrada da localidade do Sítio dos Valérios II se encontra, onde caminhões e ônibus não passam devido aos buracos. Os denunciantes dizem que, nesta localidade, existem vários agricultores, estufas de fumo e 6 granjas, onde um dos avicultores soltam o esgoto na estrada pública, aumentando o caos no local.
Segundo informações, a estrada encontra-se nesta situação há aproximadamente um ano e meio, com extensão de 2 km onde nenhuma atitude é tomada para sanar o problema. A comunidade diz que além do transtorno, prejuízo com veículos surgem constantemente, já que carros, caminhões e ônibus quebram com freqüência devido às valetas e buracos. Ônibus escolares também sofrem para transportar os alunos da rede pública. “Caminhões de frangos sendo rebocados por tratores dos moradores da localidade porque a Prefeitura simplesmente não quis vim resolver. Deu desculpa novamente sabendo que era caso de urgência com caminhão quase tombando” – disse um morador. “Quando a Prefeitura vem, simplesmente faz o básico, não resolvendo o problema da via que já está a cerca de um ano e meio nesta situação lamentável” – completa um dos moradores
A comunidade já se reuniu e foram até a Prefeitura para fazerem reclamações, além de marcarem diversos horários com o executivo, porém, alegam não terem sido atendidos e não receberem respostas ao caso. “Nós já marcamos horário com os responsáveis pelas obras, mas quando chegamos, damos de cara com a porta e nenhum representante para nos atender. Estamos cansados e já não sabemos mais o que fazer para solucionar isto” – relatora uma moradora.
Além disso, os moradores mostram sua indignação ao caso de que, um dos avicultores soltam esgoto na rua principal, mesmo sendo proibido e nem assim, a Prefeitura se posiciona ou toma qualquer atitude. “O executivo sabe muito bem que isto é proibido. Vieram ali e não fizeram nada para melhorar! Colocaram um bueiro e despejaram as pedras, não vieram arrumar. Nós tivemos que esparramar, depois que já estava quase pronto mandou uma escavadeira que só fez dois metros de valeta pra dizer que vieram e já foram embora” – ressaltam.
A reportagem do jornal entrou em contato com uma moradora e a mesma disse que as estradas encontram-se intransitáveis, causando grande transtorno aos moradores e produtores. Ela relata que, são aproximadamente seis granjas na localidade, onde passam cerca de 120 caminhões a cada 40 dias.
Além disso, a moradora comenta que a agricultura é predominante neste local, onde através de soja, milho, fumo, frangos, verduras, frutas e afins, ajudam a abastecer o município de Rio Negro. “Grande parte do que tem na cidade saí daqui, mas com as ruas assim fica difícil os caminhões passarem para poderem levar ou buscar o que precisam” – disse.
Segundo informações, há cerca de três meses a Prefeitura não realiza nenhuma manutenção nas ruas, e quando aparecem no local, não resolvem o problema e deixam da maneira que está. “O problema já é a mais de um ano, mas a cada quatro meses aproximadamente, eles aparecem dar uma escondida nos buracos. Agora, nem isso é realizado. Cansamos de pedir para ele virem arrumar, dizem que vão daqui alguns dias, passam semanas, reclamamos de novamente e nada” – conclui.
Indagados pela nossa reportagem se também já procuraram a Câmara de Vereadores uma moradora nos respondeu que sim, “inclusive tem um vereador que mora aqui na região e pelo jeito também não se interessa em ajudar a resolver o problema” – desabafa.
A Gazeta de Riomafra tentou contato com a Secretaria de Obras na tarde de ontem, porém não conseguimos falar com o responsável até o fechamento desta edição. Porém fica aberto o espaço para o executivo se pronunciar a respeito.