Municípios fronteiriços de Santa Catarina e Paraná poderão ter região de saúde única

Por Gazeta de Riomafra - 24/04/2018

Na última quarta-feira 18, reuniram-se com o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, o coordenador da Comissão Intergestores Regionais (CIR) planalto norte, Manuel Rodriguez Del Olmo, a gerente de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, Marlete Arbigaus, os representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS-SC), Geraldo Azzolini e Edson Luiz Medeiros, o apoiador do COSEMS/planalto norte, Ricardo Nestor de Paula, e os secretários municipais de saúde de Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras.

O objetivo do encontro foi avançar a discussão na busca da efetivação da pactuação entre os municípios fronteiriços de Santa Catarina e do Paraná, a fim de estabelecer uma região de saúde única.

A proposta foi prontamente apoiada pelo secretário Acélio. No mês de março, a ex-secretária de Saúde do Paraná, Michelle Caputo Neto, também já tinha externado o seu apoio.

No dia seguinte 19, o tema foi discutido na reunião da Comissão Intergestores Bipartite – CIB, sendo aprovado de forma unânime. Desta maneira, será levantada a documentação necessária para o trâmite da solicitação, que será encaminhada ao Ministério da Saúde para a apresentação da última instância para a operacionalização: a Comissão Intergestores Tripartite – CIT.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.