Nota oficial: serviço de transporte público não será suspenso em Riomafra
Há 3 anos - Atualizado em
Por Redação Click Riomafra

NOTA OFICIAL DIVULGADA PELO CIMU

Em vista das situações apresentadas neste fim de semana sobre as linhas de transporte público entre Rio Negro e Mafra, confira a nota emitida pelo CIMU – Consórcio intermunicipal de Mobilidade Urbana:

“O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA – CIMU, vem esclarecer à população as seguintes questões a respeito do transporte coletivo urbano do Município de Mafra e Rio Negro.

O serviço de transporte coletivo em ambos os municípios vinha sendo realizado pela empresa Viação Norte e Sul, através de contrato de autorização especial, sob a fiscalização do CIMU e cujo prazo de validade encerrou-se em 22 de julho de 2022.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Referida autorização poderia ser prorrogada, por até mais 12 meses, a empresa Viação Norte Sul, desde que esta apresentasse os documentos necessários para a sua renovação, nos termos exigidos pela Lei.

Entretanto, chegou ao conhecimento do Consórcio que os veículos utilizados para a realização do serviço de transporte público pela empresa Viação Norte Sul estavam sendo objeto de processo de busca e apreensão e reintegração de posse, através do processo judicial de n° 5001456-59.2022.8.24, em virtude do não pagamento dos valores inerentes dos seus aluguéis.

Vale esclarecer que o referido processo encontra-se em segredo de justiça, não sendo o CIMU parte nestes atos.

Independente de tal fato, ocorre que o Juízo responsável pelo processo determinou a busca e apreensão dos ônibus locados para a empresa Viação Norte e Sul, determinando a sua devida reintegração à proprietária dos veículos, empresa New Buss Serviços e Comércio de Veículos; medida esta que fora cumprida na manhã de 23 de julho de 2022.

Ao ter ciência de tal situação, com razão de garantir a proteção do interesse público e a manutenção do Serviço de Transporte Público, procedeu-se, através do CIMU, a intervenção na prestação do serviço de transporte público dos municipios de Mafra e Rio Negro, com a razão de não ocorrer a sua suspensão.

Sendo assim, informa o CIMU que está trabalhando diuturnamente com a razão de não permitir a suspensão do serviço de transporte público municipal e intermunicipal, tomando todas as medidas necessárias para tanto.

Informa-se, assim, que o SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO NÃO SERÁ SUSPENSO, tendo sua continuidade, especialmente nas suas principais linhas, evitando-se, assim, deixar a população sem o transporte necessário.

Por fim, informa-se que o contrato de autorização para a realização do transporte público com a Viação Norte Sul encontra-se encerrado, reafirmando-se que o serviço se encontra, no momento, sob a intervenção do CIMU e que a população não será prejudicada por tais fatos.

Novas informações serão brevemente repassadas.”

Sem mais para o momento,

ROBSON FERES
DIRETOR DO CIMU
24 de julho de 2022

——————————————

NOTA OFICIAL DIVULGADA PELA EMPRESA VIAÇÃO NORTE SUL

Em respeito à população e aos usuários do transporte púbico riomafrense e em resposta às acusações levianas e infundadas divulgadas pelo site SBS Sul, a Viação Norte Sul esclarece que:

Em primeiro lugar, a Viação Norte Sul está em demanda judicial contra a empresa proprietária dos ônibus por execução de cobrança e juros abusivos!

Segundo, a empresa Viação Norte Sul não tem dívida trabalhista e nem salários atrasados.
Terceiro, nenhum ônibus foi retirado em circulação, todos foram entregues na garagem!
Quarto, o contrato de serviços prestados com excelência pela empresa Viação Norte Sul se encerrou ontem, dia 23 de julho de 2022, o qual estamos com pedido judicial para o qual nem se quer foi julgado.

Quinto, é mentirosa a informação que a população está sem ônibus, uma vez que apenas alguns ônibus foram retirados.

Informamos, que não sabemos por qual motivo tais medidas foram tomadas pelo CIMU, considerando a possibilidade de renovação do contrato, e que para dar seguimento ao atendimento dos serviços prestados à população, a empresa adquiriu 15 ônibus novos ônibus que irão compor a frota da empresa.

Por outro lado, lamentamos o fato do diretor do CIMU, Robson Feres, ter feito de tudo para colocar outra empresa no nosso contrato e os quais estão rodando sem nem ao menos conhecer os itinerários. Lamentamos ainda o fato do diretor do CIMU ter furtado material da Viação Norte Sul para repassar a outra empresa como consta inclusive em boletim policial.

Inclusive por estar assediando funcionários de nossa empresa com convites em parceria com a concorrência para abandonarem seus postos de trabalho, no claro propósito de desestabilizar a empresa e impedir a renovação do contrato, mesmo com nova frota, por falta da mão de obra dos seus funcionários. Induzindo, inclusive, os funcionários a serem demitidos por justa causa para irem trabalhar com eles!

Informamos que desconhecemos os motivos da atuação desmedida do diretor do CIMU, frente à situação, haja visto que este deveria agir dentro da legalidade do interesse público.

Informamos ainda que nosso departamento Jurídico já está tomando medidas cabíveis contra os citados nesta nota.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.