A saúde pública de Rio Negro recebeu mais um importante investimento. Na manhã desta terça-feira foi inaugurada a nova Base Descentralizada SAMU 192 – Rio Negro “Ingrid Aparecida Demétrioâ€. Com isso o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está integrado ao Complexo Municipal de Saúde Oscar Koster.
O novo espaço possui garagem com área de higienização das ambulâncias, sala para a coordenação, sanitários, vestiário, dormitórios, cozinha, almoxarifado e sala para higienização de equipamentos.
A base está instalada em uma área de 179,38 m² na Avenida Francisco Xavier da Silva, nº 776. As obras para a adaptação da edificação do Complexo de Saúde Municipal – Fase III ocorreram através do Processo de Licitação nº 45/2023.
Atuante em todo território nacional, o SAMU é componente essencial da Rede de Atenção à s Urgências, sendo o elemento destinado ao precoce atendimento à s vÃtimas acometidas de algum agravo a sua saúde, mediante o envio de veÃculos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número 192 e acionado por uma central de regulação das urgências.
A base descentralizada busca otimizar o tempo resposta dos atendimentos, devendo, portanto, estar localizada em local estratégico dentro dos municÃpios, além de oferecer estrutura operacional necessária para o serviço, devendo comportar área de proteção e desinfecção das ambulâncias, assim como dos materiais e equipamentos utilizados nos atendimentos e condições para comportar as equipes que permanecem em prontidão 24 horas por dia, todos os dias da semana, conforme preveem as normativas nacionais para o serviço.
O SAMU de Rio Negro é integrante do SAMU Regional Metropolitano de Curitiba junto com os demais municÃpios da região metropolitana. Implantado em 01 de agosto de 2012, totaliza 8.610 atendimentos desde então. Sua equipe é formada por técnicos em enfermagem e condutores de veÃculos de emergências, todos com formação especÃfica de socorrista, tendo competência técnica para atuação da modalidade de suporte básico de vida. O SAMU de Rio Negro também conta com apoio de suporte avançado de vida terrestre e aeromédico para os casos mais delicados.
Ingrid Aparecida Demétrio fez parte da equipe do SAMU de Rio Negro e perdeu a vida em um grave acidente de trânsito. Por ser uma profissional dedicada, o local foi denominado com seu nome como justa homenagem.
Além da presença de familiares da homenageada, a solenidade teve a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito James Karson Valério; a secretária municipal de saúde Simone Angélica Vitorino Gondro; a chefe da Rede de Urgências de Rio Negro, enfermeira Eva Marcela Brantl; o presidente da Câmara Municipal, Elcio Josué Colaço; e o diretor de urgências de Curitiba, Dr. Pedro Henrique de Almeida, que também representou o Complexo Regulador de Urgências.