Nesta semana, uma equipe técnica da Rumo ALL especializada em conservação ambiental e segurança ferroviária estará promovendo ações preventivas em escolas do município de Mafra e Rio Negro, a qual já envolveu aproximadamente 200 crianças e adolescentes em Santa Maria (RS), sendo estendido a escolas paulistas ainda este mês.
As oficinas com jogos e brincadeiras estarão sendo realizadas no dia 5 e 6 nas escolas municipais Anjo da Guarda, Bruna Flor, Campo da Lança e Colônia Rutes em Mafra, e no dia 7 nas escolas municipais Ana Zoring e Celso Catalan em Rio Negro. A expectativa é realizar atividades recreativas, trazendo informações de segurança que possam prevenir acidentes, envolvendo ao todo 300 crianças e adolescentes.
Os educadores da Rumo que executam o programa de Educação Ambiental buscam envolver, de forma divertida, crianças e adolescentes em temas ecológicos, estimulando o comportamento seguro nas ferrovias. Na “corrida dos trens”, por exemplo, locomotivas de brinquedo avançam sobre um tabuleiro gigante disposto ao chão sempre que surgem respostas com mensagens instrutivas corretas.
Os alunos são alertados, por exemplo, a não brincar e nem tirar fotos sobre as estradas de ferro, além de conscientizar sobre a importância ao “Pare, Olhe e Escute!”, sendo trabalhadas simultaneamente a consciência ambiental e segurança em cada passagem de nível. “Os estudantes se envolvem em temas como o uso consciente da água, a economia de energia, a reciclagem de lixo, se conectam a temas relacionados à conservação da natureza, biodiversidade e à segurança em relação à ferrovia”– afirma André Petick Dias, coordenador de Meio Socioeconômico da Rumo.
A expectativa é que as mensagens sejam colocadas em prática e difundidas pelas próprias crianças e adolescentes. “Ao analisar as avaliações preenchidas pelos alunos e professores que participaram das oficinas, percebemos que os conteúdos são bem assimilados e aproveitados positivamente em sala de aula. Nós também aprendemos com os participantes e acabamos conhecendo melhor as características e peculiaridades de cada loca, o que nos ajuda a formatar as atividades” – relata Dias.
Além disso, o coordenador comenta que as crianças participaram ativamente em Santa Maria, percebendo a importância e segurança do projeto. “As crianças participaram ativamente. Perceberam que a segurança é um tema importante para seu dia a dia. Muitas pertencem a famílias de ferroviários ou têm amigos que trabalham no setor, o que também ajuda a levar o assunto, bem como o tema da conservação ambiental, para a vida prática” – disse.
A ferrovia tem aproximadamente 12 mil quilômetros e tem sido uma preocupação constante da concessionária, que administra ferrovias da Região Sul, de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, tendo em pauta também, o respeito ao meio ambiente.