O prefeito de Rio Negro, James Karson Valério, realizou importantes viagens até BrasÃlia-DF com o objetivo de apresentar projetos e captar recursos para o municÃpio.
No mês de abril, juntamente com os secretários municipais Simone Gondro (saúde), William Mazur (indústria e comércio), ouvidora da saúde Juliana Rusk e vereadores João Alves e Deco, o prefeito participou de audiências na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) para tratar de diversos assuntos em prol de Rio Negro.
Na mesma viagem a comitiva rio-negrense visitou os deputados federais Tião Medeiros, Felipe Francischini e Marco Brasil. Além disso, houve um encontro com o senador da República pelo estado do Paraná, Sérgio Moro, para a apresentação do programa Rio Negro Cidade Segura, entre outros temas.
Na última terça-feira (16), o prefeito James participou de uma audiência com o vice-presidente da República e atual ministro de indústria e comércio, Geraldo Alckmin. O encontro foi proporcionado pelo deputado federal Luciano Ducci, que acompanhou a comitiva que foi composta, além do prefeito, pelo secretário William Mazur e o vereador Luis Boschetto.
Neste importante encontro foram traçadas estratégias e planejamentos com foco no desenvolvimento, infraestrutura e inovação. Foram apresentadas ao ministro as demandas e projetos de Rio Negro, a história e todo o potencial produtivo do municÃpio.
Rio Negro está entre as 20 maiores arrecadações de ICMS do Paraná. O setor de indústria e comércio tem conquistado excelentes resultados, por isso o municÃpio tem participação ativa em comitês de desenvolvimento, reuniões com lideranças, secretarias estaduais e ministérios federais devido à importância do desenvolvimento e também pelo contexto histórico, sendo que Rio Negro é altamente industrializado há mais de 100 anos.
Durante as visitas na capital do Brasil os deputados, senador e vice-presidente foram presenteados com produtos de origem rio-negrense. A atitude visa valorizar e divulgar a cultura e a indústria e comércio de Rio Negro para todas as regiões do Brasil.