O Acato Butique é um projeto da Uninter de Rio Negro, Campo do Tenente e Mafra que teve seu lançamento na última terça-feira (14) em parceria com o municÃpio de Rio Negro, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Trata-se de uma butique exclusiva para mulheres que sofrem de violência e geralmente necessitam sair de casa somente com a roupa do corpo. Dados revelam que ocorreram 1.319 feminicÃdios no Brasil em 2021. Em média uma mulher foi vÃtima desse crime a cada 7 horas.
A maioria das mulheres que sofreram violação de direitos não tem a formação na educação básica, e ainda, a renda não passa de um salário mÃnimo. A Uninter é uma instituição apoiadora da causa que trata da violência contra as mulheres, vindo o projeto “Acato Butique†de encontro com essa premissa.
Por que Acato? Por expressar a legÃtima consideração e respeito à vida dessas mulheres e pela vontade de fazer-lhes uma cortesia. Dar a essas mulheres a oportunidade de escolherem peças de vestuário, acessórios, calçados para que se sintam especiais e melhorem sua autoestima.
Durante o lançamento do projeto estiveram presentes a diretora da Uninter, Giceli Aparecida Wormsbecker, a secretária de assistência social Eliane Valério Pereira, a assistente social Jardeli Fabiane Valerio Burghardt e o grupo de mulheres que frequentam o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). As mulheres do grupo tomaram conhecimento sobre o projeto, foram agraciadas com roupas da butique e com um delicioso coffee break.