O serviço de coleta seletiva já está operando de forma regular em Rio Negro através de um cronograma definido.
Nos últimos meses houve uma desvalorização na comercialização dos materiais recicláveis e isso afetou o serviço de coleta em diversas regiões do Brasil. A falta de matérias-primas elevou o preço pago pelos recicláveis no auge da pandemia, mas conforme a atividade econômica e social foi voltando ao normal, o fluxo de material se estabilizou no mercado internacional, puxando para baixo o preço dos recicláveis. O preço pago pelo quilo da latinha, por exemplo, diminuiu em média 41% nessa época.
Com a desvalorização dos recicláveis muitos coletores deixaram de atuar nesse ramo devido ao baixo preço pago pelo material coletado. E como houve a diminuição de coletores, a associação responsável pelas coletas em Rio Negro ficou sobrecarregada e não conseguia realizar a rota de forma regular em todos os bairros.
ARCA
Recentemente houve uma troca de associação responsável pelo serviço de coleta seletiva em Rio Negro. A Associação Rionegrense de Catadores (ARCA) é a atual responsável pelas coletas domiciliares dos materiais recicláveis. A Prefeitura apoia a associação com a disponibilização de um barracão, além de um caminhão e motorista para a realização deste importante trabalho.
Atualmente há um cronograma definido para as coletas, mas a população também pode levar os materiais recicláveis até a ARCA, que fica localizada na Rua Markus Anton Fendel, nº 147, no bairro Alto.
O barracão da associação está com um grande estoque de materiais recicláveis que passará pela triagem, mostrando que o serviço de coleta já vem sendo realizado com regularidade em Rio Negro.
ORIENTAÇÕES
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Negro orienta a população para que retire o material reciclável no dia que o caminhão da coleta passará pelo bairro. Através do cronograma definido é possÃvel saber o dia exato.
Também há a orientação para que a população realize a classificação correta dos materiais que de fato são recicláveis.
O QUE PODE SER SEPARADO
Um material informativo foi preparado e será distribuÃdo no municÃpio para que todos saibam como utilizar o serviço de coleta seletiva de forma correta. Entre as informações está a lista dos materiais que podem ser separados:
- Papel: jornais, revistas, caixas de papelão, embalagens longa vida, envelopes, etc.
- Plástico: potes de alimentos, garrafas PET, PVC, sacos plásticos, baldes e recipientes de limpeza.
- Vidro: potes de vidro, garrafas, copos, recipientes e frascos de vidro.
- Metal: latas de alumÃnio, latas de aço, canos, arames e ferragens.
Os resÃduos devem estar secos (sem gorduras e restos de comida) e de preferência não amassados.
CRONOGRAMA DA COLETA
No informativo também consta o cronograma da coleta seletiva em Rio Negro. A tabela também ficará disponÃvel no portal da Prefeitura: www.rionegro.pr.gov.br. Clique aqui para baixar o arquivo.
SEGUNDA-FEIRA:
- Vila Militar
- Centro
- Vila ParaÃso
- Vila Paraná
TERÇA-FEIRA:
- Loteamento Fuchs
- Casa de Pedra
- Bairro Alto
- Centro (hospital)
QUARTA-FEIRA:
- Passa Três
- Estação Nova
- Seminário
- Campo do Gado
- Centro
QUINTA-FEIRA:
- Bom Jesus
- Roseira
- Vila Rural
- Tijuco Preto
- Centro
SEXTA-FEIRA:
- Vila Zelinda
- Volta Grande
- Vila Ema
- Passo do Valo
- São Judas Tadeu
- Centro
FAÇA A SUA PARTE
Continue fazendo a sua parte separando os materiais recicláveis. O meio ambiente agradece! Além da função social, a reciclagem é uma das principais maneiras de preservar o meio ambiente.
Para reduzir a carga de lixo que produzimos, é fundamental realizar corretamente a separação do lixo. O primeiro passo é saber reconhecer o lixo reciclável e o lixo orgânico.
É considerado lixo reciclável todo material que pode retornar a cadeia produtiva para serem transformados nos mesmos ou novos produtos.
Já o lixo orgânico se refere aos materiais de origem biológica, como restos de alimentos. Exemplos: cascas de frutas e legumes, raÃzes, folhas e vegetais. Esses itens podem ser reciclados com a compostagem de restos orgânicos, que podem ser usados como um rico adubo natural em hortas e plantações domésticas. Porém, se a compostagem não for praticada, é importante que esses resÃduos estejam separados dos recicláveis.
Lembrando que de acordo com o Artigo 91 do Código de Posturas do MunicÃpio de Rio Negro, é proibido queimar resÃduos sólidos mesmo nos próprios quintais. Também é proibido lançar resÃduos sólidos nas vias públicas, nos terrenos sem edificações e/ou várzeas. As infrações serão punidas com multa.
Também é preciso separar os materiais perigosos, que são aqueles que representam algum tipo de risco à saúde e ao meio ambiente por serem inflamáveis, corrosivos ou reativos quÃmicos. Exemplos: pilhas, produtos quÃmicos, lixo hospitalar, baterias, lâmpadas fluorescentes, entre outros. Nestes casos, o ideal é buscar por postos de coleta especÃficos para cada material. Esses materiais são devolvidos ao fabricante, que dará o tratamento apropriado para que eles retornem à cadeia produtiva ou irá descartá-los corretamente.