Com foco na sustentabilidade com o uso de energia alternativa, renovável e limpa, a atual gestão municipal de Rio Negro trabalhou para implantar a energia fotovoltaica nos prédios públicos.
Em junho o prefeito James Karson Valério assinou a autorização para que a Secretaria Municipal de Obras instaurasse o processo licitatório para a contratação de empresa especializada para a elaboração de projeto e instalação de sistema de geração de energia fotovoltaica em um imóvel pertencente ao Município de Rio Negro. Neste mês de dezembro as primeiras instalações foram concluídas.
Inicialmente o sistema com o painel solar fotovoltaico foi instalado no Parque de Eventos “Dr. José Valmor Ribeiro Nardes”, no telhado da estrutura já existente. Esta é a primeira etapa de um grandioso projeto que tem como objetivo diminuir os gastos com a energia elétrica nos prédios públicos, gerando uma grande economia aos cofres públicos.
Os recursos a serem empregados na execução do projeto são oriundos de um convênio firmado com a Itaipu Binacional, através do programa “Itaipu Mais que Energia”. A Prefeitura, através de suas equipes técnicas, realizou todos os trâmites necessários de forma ágil para dar início a este importante investimento estratégico.
A gestão municipal de forma sustentável é uma preocupação cada vez mais presente nas diretrizes da administração pública. A utilização da energia solar como alternativa sustentável vai de encontro com ações que demonstram a preocupação da administração pública com o meio ambiente e seus recursos.
A energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da luz solar. Quanto maior a incidência de radiação solar sobre as placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida.