Projeto cultural de Rio Negro é apresentado no Encontro de Gestores de Cultura do Paraná

Por Gazeta de Riomafra - 24/03/2018

Teve início nesta quinta-feira (22/03) o 2º Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais de Cultural do Paraná, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. Palestras, cases de sucesso dos municípios e apresentações culturais marcaram o evento, que reuniu cerca de 250 participantes.

A programação começou com a apresentação de um vídeo com o resumo das ações da SEEC em 2017. Em seguida, o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, fez a acolhida aos participantes e também citou os projetos para 2018. “Esse será um ano de muito trabalho na área cultural com projetos e lançamento de novos editais, mas queremos ir além. Por isso, esse encontro é mais uma forma da secretaria se aproximar dos municípios, entender suas necessidades e também de trocar experiências, alinhando nosso canal de comunicação com todos esses agentes da cultura que conhecem bem suas realidades”.

Durante a tarde foi a vez de Rio Negro, através dos representantes do departamento de Cultura, apresentarem o projeto “Inventário do Patrimônio Cultural dos Imóveis de Rio Negro”, o qual foi selecionado pela Secretaria de Estado da Cultura para apresentação.

SOBRE O PROJETO

“Inventário do Patrimônio Cultural dos Imóveis de Rio Negro”, é um projeto desenvolvido através do Conselho de Políticas Culturais de Rio Negro e regulamentado pela lei municipal nº 2765/2017. Ele consiste em um (inventário), levantamento e catalogação de todos os imóveis antigos, com relação as suas características arquitetônicas, artísticas e históricas. Tudo isso para garantir a preservação da memória rionegrense, mas sem implicar em ônus para os proprietários.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O trabalho é desenvolvido por uma comissão técnica, formada por especialistas na área, aberto também a participação da comunidade, no intuito de identificar esses imóveis.

O principal intuito desta ação é garantir que a história rionegrense, contada através de suas edificações, seja resgatada e registrada, estando futuramente disponível para consulta de todos os munícipes.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.