O respeito às normas de contenção da Covid é uma responsabilidade de todo cidadão, como forma de prevenção à transmissão. Porém, na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde constatou ocorrências de violação de quarentena, de pessoas já diagnosticadas com Covid caracterizando um desrespeito à vida das pessoas, bem como com todo trabalho de prevenção e ação no município.
Nesse sentido, equipes da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Unidades de Saúde dos municípios de Mafra e Rio Negro uniram forças e farão valer a lei de responsabilização judicial por violação de quarentena. Os infratores serão multados em valores que podem variar entre R$ 100,00 a R$ 5.000,00 e ainda encaminhados para possível enquadramento criminal à Polícia Civil Municipal.
As ações serão tomadas com base na Lei Complementar 24/2012 (Código Sanitário Municipal), que dispõe sobre normas de saúde em Vigilância Sanitária no Município de Mafra e estabelece penalidades e dá outras providências, artigos 73, 132 e 133.
Enquanto em quarentena as pessoas devem fazer seu melhor para não por outros em perigo.
Mas o governo municipal irá responsabilizar-se pelo bem-estar dessas pessoas e seus familiares fornecendo alimento, medicamento e isentando-as de pagamento de impostos?
Criminosos reclusos são mantidos pelo estados tendo sido considerados culpados por alguma infração. E se essas pessoas e seus familiares não tiverem culpa de ter contraído a doença, estarão, ainda assim, sujeitas a tratamento de reclusão igual a criminosos mas sem cuidados do estado?