Rio Negro participa da VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Por Assessoria - 07/11/2023

Nos dias 07, 08 e 09 de novembro, Foz do Iguaçu sediará a VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar. O município de Rio Negro está presente neste importante evento, sendo representado por Flávia de Oliveira Braz Reiser, presidente do Conselho da Alimentação Escolar (CAE) e Lúcia Terezinha Tischer Mayers, representante da Associação Rionegrense da Pessoa com Deficiência (ARPDE).

O tema da conferência é “Comida de Verdade, Democracia e Equidade: Erradicar a Fome e Garantir Direitos”. A programação envolve mesas-redondas, debates e grupos de trabalho.

O evento contará com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e da presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Roseli Pittner, além de outras autoridades estaduais.

No dia do encerramento, quinta-feira (09), das 8h às 10h30, haverá uma plenária para aprovação de propostas, moções e da Carta Política. Às 10h30, serão apresentados os conselheiros para o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/PR) e, às 11h, serão eleitos os delegados para a 6º Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Em agosto foi realizada em Curitiba a VI Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (VI CRESAN), onde participaram 29 municípios da região metropolitana. Na oportunidade foram apresentadas três propostas elaboradas na conferência municipal de Rio Negro:

  • Convênio para cursos para melhorar o aproveitamento dos alimentos e também sobre dietas especiais (celíacos, alérgicos e diabéticos).
  • Aumentar o apoio governamental para o desenvolvimento de hortas comunitárias.
  • Hortas modulares em terrenos municipais com apoio de convênios e órgãos representativos (CRAS, Bolsa Família).

Durante o encontro todos os municípios que compõem a região metropolitana apresentaram suas propostas e em conjunto elaboraram novas propostas para serem levadas à conferência estadual que ocorre a partir desta terça-feira em Foz do Iguaçu. Duas propostas sugeridas pelos representantes do município de Rio Negro foram aprovadas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As propostas trazem como tema central políticas públicas voltadas às pessoas com restrições alimentares, sendo uma ação inovadora e de grande importância, tendo em vista que mais de dois milhões de brasileiros sofrem com sintomas da doença celíaca: 6% das crianças e 3,5% dos adultos brasileiros têm alergias alimentares; 13 milhões de pessoas são diabéticos.

Em Rio Negro há muitas famílias que enfrentam problemas com restrições alimentares. Com a participação nas conferências é possível buscar avanços em vários âmbitos como agricultura, saúde, assistência social e assim garantir a segurança alimentar da nossa população e melhor qualidade de vida.

 

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.