Os vereadores de Rio Negro aprovaram nesta semana, durante a sessão ordinária desta terça-feira (8) o envio de um ofício ao deputado estadual Alexandre Curi solicitando o apoio para que o município seja incluído no projeto Escola Segura do governo do estado.
Segundo os vereadores o Escola Segura está sendo implantado nas cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Rio Nego não está no projeto. Eles sugerem que o deputado atue para que o município faça parte do programa.
PROJETO ESCOLA SEGURA
O projeto Escola Segura é um programa levado as comunidades escolares selecionadas a partir de critérios técnicos, para que esses ambientes tenham rotinas equilibradas, em respeito aos alunos, pais, professores, pedagogos e vizinhos.
O projeto prevê a integração entre o corpo pedagógico das escolas e os policiais com foco na mediação de conflitos. Policiais fardados se revezam em dois horários (das 7h às 15h e das 15h às 23h) e se ocupam da segurança interna e do entorno. Os professores e a coordenação pedagógica desempenham papel preventivo de orientação, além de incentivar a participação da comunidade escolar em ações para coibir o tráfico e uso de drogas, violência, bullying e danos ao patrimônio público.
Além de nove cidades contempladas na RMC (Pinhais, São José dos Pinhais, Piraquara, Almirante Tamandaré, Colombo, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Campina Grande do Sul e Araucária), as rotinas do Escola Segura já estão em andamento em Foz do Iguaçu e em Londrina desde maio deste ano. Em Foz do Iguaçu, 20 policiais militares revezam cuidados em 10 colégios estaduais. Em Londrina, 21 colégios foram contemplados com o projeto, com apoio de 39 militares.