O MunicÃpio de Rio Negro, através do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD), em parceria com as secretarias de saúde, assistência social e educação, realizou na última semana (dia 03) a capacitação para realizar o 1º Cadastramento Municipal de Identificação de Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida.
O evento ocorreu no Salão Paroquial 6 de Agosto. A capacitação foi realizada pela Sra. Luciana Souza Sguerre, vice-presidente do CMDPCD e pela Sra. Luciane Maria Machado Lorenzzi, assistente social da Secretaria de Saúde.
Participaram da ação diversos profissionais da saúde, como Agentes Comunitários de Saúde (ACS), assistentes sociais, enfermeiros; profissionais da área da Assistência Social que atuam no CRAS, CREAS e Centro de Convivência e também da área da educação através das escolas Tia Apolônia e APAE.
O cadastramento tem como finalidade levantar e identificar a quantidade de pessoas com deficiência do municÃpio, suas principais limitações e demandas de necessidades. Através deste levantamento o municÃpio também poderá atuar e propor melhorias no atendimento das polÃticas públicas voltadas a este público.
O cadastramento será realizado nas residências através de formulário online pelos ACS e pelos demais profissionais da rede de apoio em seus ambientes de trabalho durante atendimentos. Este importante cadastramento teve inÃcio nesta segunda-feira (09) e será realizado até o dia 20/12/2023. Após levantamento dos dados estes serão tabulados e analisados para que novas propostas de ação possam ser elencadas.