Rio Negro recebe novo caminhão para o serviço de coleta seletiva
Há 5 dias
Por Assessoria

O serviço de coleta seletiva domiciliar está sendo reforçado em Rio Negro como um novo caminhão que foi conquistado através da parceria que envolve a Prefeitura Municipal, a empresa Itaipu Binacional e o Governo Federal.

Após se enquadrar nos requisitos estabelecidos, o município de Rio Negro foi aprovado no Programa Itaipu Mais que Energia para receber investimentos para a criação de uma Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), que tem o objetivo de organizar o serviço dos catadores, proporcionando-lhes melhores condições de trabalho.

A expansão do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da Itaipu Binacional tem a parceria do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar) e do Itaipu Parquetec, que coordenam a implantação da UVR em diferentes etapas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em Rio Negro a UVR foi implantada na Associação Rionegrense de Catadores (ARCA), que atualmente é a responsável pelas coletas domiciliares dos materiais recicláveis. A Prefeitura apoia a associação com a disponibilização de um barracão de 700 m², além de um caminhão e motorista para a realização deste importante trabalho. Com o novo caminhão cedido pela Itaipu esse importante serviço será aprimorado ainda mais.

A entrega do veículo ocorreu nesta segunda-feira (31) no CTG Rincão Verde, em Maringá-PR. A secretária municipal de agricultura e meio ambiente, Djenifer Cristi Andreatta, participou do evento. Com ela também participaram o assessor o gabinete do prefeito Fabiano Numer da Trindade, o motorista Renato e a presidente da ARCA, Janete da Costa Ramos. Entre as autoridades presentes na solenidade estava o ministro da saúde, Alexandre Padilha, que enfatizou a relação da coleta seletiva e do saneamento com a saúde, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri.

Além de gerar benefícios ambientais com o recolhimento de resíduos nas cidades, a ação da Itaipu Binacional promove renda e dignidade para várias famílias de catadores. O aspecto social é um dos principais benefícios da iniciativa. Mais do que levar equipamentos como esteiras, empilhadeiras, prensas hidráulicas e caminhões-baú, o projeto da Itaipu Binacional valoriza os catadores, que ganham o status de agentes ambientais.

O caminhão foi adquirido por licitação feita pelo Cispar, com recursos da Itaipu. O veículo será cedido por três anos ao município; após esse período ele será definitivamente doado. Após a realização de um treinamento que ocorre durante esta semana, o caminhão estará disponível para operar em Rio Negro.

CAPACITAÇÃO

Com o convênio firmado entre a Prefeitura de Rio Negro e a Itaipu Binacional, a equipe de trabalho da ARCA terá uma nova estrutura que ajudará, por exemplo, no processo de triagem dos materiais, o que gera melhorias nas vendas e, consequentemente, mais renda aos catadores. Alguns maquinários já foram recebidos, como uma empilhadeira e uma balança digital.

Além disso, através do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI), por meio do Projeto Coleta Mais, a associação já está recebendo um suporte técnico, contábil e jurídico. Jean Eriksen de Miranda é o consultor responsável. A ARCA também está recebendo o acompanhamento técnico necessário e orientações sobre a gestão e o preenchimento do Reciclômetro, que é a ferramenta desenvolvida pelo Itaipu Parquetec com todos os dados da reciclagem, como as toneladas de cada material que foram recicladas e o balanço financeiro para que o projeto seja bem-sucedido.

CRONOGRAMA DAS COLETAS

A coleta seletiva domiciliar ocorre em diferentes dias conforme a localização. Confira o cronograma no site da Prefeitura: https://rionegro.atende.net/cidadao/pagina/cronograma-de-coleta-seletiva

É importante que os munícipes verifiquem o dia da coleta para evitar o acúmulo de materiais pelas vias. Os materiais devem estar devidamente acondicionados, limpos, secos, sem resquícios de produtos para evitar a proliferação de insetos. Cascos de vidro devem estar embalados em papel grosso. Latas, alumínios e plásticos devem estar amassados. Facilite a identificação dos materiais recicláveis pela embalagem.

A população também pode levar os materiais recicláveis até a ARCA, que fica localizada na Rua Markus Anton Fendel, nº 147, no bairro Alto. O atendimento ocorre das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.