Nesta sexta-feira, o fenômeno com maior possibilidade de ser registrado por moradores da nossa região é a chuva congelada, segundo previsão do Instituto de Meteorologia Simepar.
E ocorreu! Pelas redes sociais muitas pessoas estão relatando que houve “neve” na tarde desta sexta-feira em Rio Negro e Mafra, mas até o momento houve chuva congelada. Leia abaixo a diferença de neve, chuva congelante, chuva congelada e geada.
NEVE
Quando os flocos de gelo chegam ao chão sem derreter. Para que a neve ocorra, é necessário que haja presença de nuvens de chuva, e que a temperatura da atmosfera e do solo estejam abaixo de zero.
CHUVA CONGELADA
Quando os pingos de água congelam ao deixar a nuvem, mas ao tocarem o chão derretem. A diferença da chuva congelada para o granizo se dá pelo local de formação das pedras de gelo.
Enquanto na chuva de granizo os pingos congelam ainda dentro da nuvem, por isso é possÃvel registrar esse tipo de fenômeno climático até mesmo no verão, na chuva congelada, os pingos congelam depois porque a temperatura da atmosfera está muito baixa.
O Instituto de Meteorologia Simepar prevê que esse fenômeno climático tem grandes chances de ocorrer no Paraná.
VÃdeo mostra a chuva congelada em Mafra na tarde desta sexta-feira (VÃdeo: Redes sociais/Divulgação)
CHUVA CONGELANTE
Os flocos de neve derretem, mas congelam em contato com o sol e frio. Para a formação desse fenômeno é necessário frio extremo, com temperaturas perto ou abaixo de 0°C, e alta umidade.
GEADA
O fenômeno se forma em locais mais baixos, na relva, e quando há tempo seco.
Próximos dias
A meteorologista Ana Beatriz Porto, do Simepar, explica que a massa de ar frio que avanço sobre o Paraná está dentro da normalidade prevista para a estação.
Fonte: G1 Paraná
Chuva congelada em Riomafra:
O vÃdeo acima mostra a chuva congelada caindo em Mafra.