Os municípios de Rio Negro-PR e Mafra-SC terão tarifa zero no transporte público durante o Sábado da Família, que ocorre periodicamente de acordo com um calendário definido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pela Associação Comercial e Industrial (ACI) dos dois municípios.
A tarifa zero é uma política pública que prevê o uso do transporte público sem cobrança de tarifa do usuário final. Ela foi definida pelo Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU) de Rio Negro e Mafra, por iniciativa dos prefeitos Alessandro Cristian von Linsingen e Emerson Maas. Para que isso fosse possível, o sistema será financiado pelo orçamento dos dois municípios.
Além de garantir o direito social ao transporte, a tarifa zero visa o fortalecimento do comércio local. Durante o Sábado da Família as lojas ficam abertas até às 17h com o objetivo de gerar mais tempo para que os cidadãos realizem compras e tenham mais momentos de entretenimento com a família e amigos. Desta forma, com a gratuidade no transporte coletivo, será possível visitar mais lojas e espaços culturais.
O início da tarifa zero será no próximo dia 12 de abril, quando ocorrerá, por exemplo, no Centro de Rio Negro a tradicional Feira de Páscoa. A Praça João Pessoa receberá diversas atrações, como show com artistas locais, distribuição de doces, brinquedos infláveis e confecção de cestinhas e máscaras. Portanto, a tarifa zero também terá importância para o acesso à cultura e entretenimento.
Além do dia 12 de abril, neste ano o Sábado da Família ocorrerá nas seguintes datas: dias 03 e 10 de maio, 07 de junho, 12 de julho, 09 de agosto, 06 de setembro, 11 de outubro e 08 de novembro. A tarifa zero deve ocorrer durante todas essas datas e para todas as linhas de ônibus disponíveis no sábado.
Atualmente a Expresso Presidente é a responsável pelo serviço de transporte público em Rio Negro e Mafra. É possível conferir os horários dos ônibus e demais informações no site da empresa: www.expressopresidente.com.br/cidades/riomafra
Para os demais dias a tarifa permanece no valor de R$ 4,50. O valor se mantém igual há três anos. No início deste ano os prefeitos Alessandro e Emerson priorizaram o congelamento da tarifa e a busca contínua por melhorias na qualidade e conforto do serviço.