No municÃpio de Rio Negro-PR não é mais preciso sair de casa para solicitar e acessar diversos serviços públicos. A Prefeitura, através do portal oficial www.rionegro.pr.gov.br oferece diversos serviços à população pela Internet, com acesso fácil via computador, tablet ou celular.
O Decreto Municipal nº 77/2022 regulamenta a utilização do processo administrativo no formato digital. Entre os objetivos está a desburocratização, a modernização, o fortalecimento e a simplificação da relação do poder público com a sociedade, mediante serviços digitais, acessÃveis inclusive por dispositivos móveis.
Os cidadãos, as pessoas jurÃdicas e outros entes públicos agora podem demandar e acessar diversos serviços públicos de Rio Negro por meio digital, sem necessidade de solicitação presencial, que continua disponÃvel normalmente para quem precisa ou prefere o atendimento pessoal.
No atendimento presencial na Prefeitura a inovação tecnológica também é utilizada para a abertura de solicitações. Um processo digital é aberto ao requerente sempre que necessário e através do número do protocolo ele poderá acompanhar o andamento da solicitação em casa ou onde estiver através da Internet.
COMO ACESSAR
O serviço de Governo Digital do municÃpio de Rio Negro pode ser acessado facilmente através das seguintes formas:
- Ao clicar na opção “Rio Negro Digital†depois de acessar o portal da Prefeitura: rionegro.pr.gov.br
- Ao acessar o link direto do subportal: https://rionegro.atende.net/subportal/rio-negro-digital
SERVIÇOS OFERECIDOS
Ao acessar o subportal do Rio Negro Digital, é preciso procurar pelo serviço desejado no menu de navegação que está separado por categoria. Atualmente são onze categorias:
- Agricultura
- Arrecadação
- Assistência Social
- Cidadania
- Contatos
- Cultura e Turismo
- Educação
- Estágio
- Licitação
- Meio Ambiente
- Urbanismo e Habitação
Cada área especÃfica possui diversos serviços à disposição do público. A página está em constante atualização com a inserção de mais serviços. Caso não encontre o serviço desejado, é possÃvel protocolar um requerimento de “solicitações diversas†que será encaminhado ao Gabinete do Prefeito. Para isso basta clicar em “Protocolar requerimentoâ€.
Através do subportal o cidadão também tem acesso ao Diário Oficial Municipal, editais e documentos administrativos, leis municipais, decretos, portarias e muito mais.
CADASTRO
É preciso ter um usuário cadastrado no sistema para iniciar um protocolo no Portal do Autoatendimento da Prefeitura.
Ao acessar o subportal do Rio Negro Digital, logo na tela inicial há as opções “Fazer cadastro†e “Atualizar cadastroâ€. O cidadão pode se cadastrar facilmente através destes links citados ou utilizar, se preferir, o cadastro do Gov.br
Com a conta Gov.br o cidadão se identifica com segurança na hora de acessar serviços digitais. Ela é gratuita e está disponÃvel para todos os cidadãos brasileiros. Além de acessar os serviços da Prefeitura, é possÃvel utilizar a conta Gov.br para acessar serviços do SUS, inscrever-se no ENEM, consultar a CNH ou Carteira de Trabalho digital, simular aposentadoria no Meu INSS, além de diversos outros serviços.
O cadastro Gov.br pode ser realizado através do endereço: https://www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-gov.br
CONSULTAR PROTOCOLO
Também na tela inicial do subportal do Rio Negro Digital há a opção “Consulte seu protocoloâ€. Tendo o número do protocolo em mãos (número do processo e código verificador), basta digitar os números nos campos solicitados para verificar o andamento do processo digital que foi aberto pela Internet ou presencialmente na Prefeitura.
READEQUAÇÕES
Nesta opção é possÃvel consultar se foi solicitada uma readequação no protocolo. Uma readequação é algo que precisa ser ajustado no processo aberto, como a falta de informações ou documentos necessários para o andamento do mesmo.
Ao clicar em “Readequações pendentes†o cidadão será encaminhado para o serviço “Consulta de Protocolo†e nele, ao clicar em “Consultarâ€, todos os protocolos abertos aparecem na tela. Para acompanhar se o processo possui uma readequação é preciso observar na opção “Situação†do processo se há a mensagem “Em readequaçãoâ€. Caso haja, significa que algo ficou pendente.
Para resolver isso é fácil! Basta clicar no botão “Gerenciar†(localizado ao lado esquerdo da tela) e em seguida na opção “Readequarâ€. Uma tela com as pendências aparecerá junto com um campo para “Respostaâ€, onde devem ser inseridas as informações solicitadas.
PROTOCOLO PRESENCIAL
Como já mencionado, há a opção de abrir um processo digital presencialmente. O Protocolo Geral também está disponÃvel na Prefeitura Municipal de Rio Negro, que fica localizada na Rua Juvenal Ferreira Pinto, nº 2070, bairro Seminário. O horário de atendimento é das 8h à s 11h30 e das 13h30 à s 17h.