Voluntários realizam mutirão de limpeza no rio Negro

Por Assessoria - 17/09/2022

Durante a manhã deste sábado (17), foi realizado um mutirão de limpeza às margens do rio Negro. Diversos grupos de voluntários fizeram a coleta de lixo, que ao final da ação totalizaram mais de duas toneladas.

Durante o evento, aproximadamente 150 mudas de árvores foram plantadas em locais previamente preparados pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Negro. Além disso, mais de 1.000 peixes Acará (Geophagus brasiliensis) foram soltos no rio Negro.

Também conhecido como Cará e Acará-papa-terra, o Geophagus brasiliensis é o ciclídeo mais difundido do Brasil, podendo ser encontrado em qualquer bacia hidrográfica do país. Os peixes que foram soltos hoje no rio Negro foram cultivados e doados pela empresa mafrense Witt Piscicultura.

Houve também a distribuição de materiais educativos pelos parceiros do evento e coleta de materiais recicláveis. O evento foi organizado pelo Sesc Rio Negro, com o apoio da Prefeitura de Rio Negro e em parceria com as entidades: 5º Regimento de Carros de Combate, Afubra, Arteris, Corpo de Bombeiros de Rio Negro e Mafra, EVL Reciclagem, Fundir, Grupo Escoteiro Falcão Negro, Lions Rio Negro, Ong Voz do Rio (SOS rio Negro, SOS rio da Lança e SOS rio Passa Três), Rotary Club Rio Negro, Sanepar, Seluma, Uninter e Witt Piscicultura.

A ação faz parte da programação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (International Coastal Cleanup), evento mundial realizado anualmente no terceiro fim de semana do mês de setembro.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Ambientalistas voluntários do projeto SOS rio da Lança (Ong Voz do Rio) também realizaram a soltura de Acarás nativos no rio da Lança, em Mafra, para a recomposição da fauna do rio.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.