Nesta quarta-feira (11) foi realizado no Salão Nobre do Colégio Barão de Antonina o encerramento da primeira turma do programa Jovem Aprendiz em Mafra. O evento contou com a participação dos alunos, professores, empresários e representantes de empresas, além do diretor do Senac na região do Planalto Norte, Alex Luiz Mariano. Um dos objetivos do programa Jovem Aprendiz é dar a primeira oportunidade e assim ajudar jovens qualificados a ingressarem no mercado de trabalho. Com o curso oferecido pelo Senac – que contou com 13 disciplinas, como Trabalho em Equipe, Atendimento ao Cliente Interno e Externo, PrincÃpios dos Processos de Vendas e PrincÃpios de Organização de Rotinas de Trabalho, entre outras  –, e com a parceria com empresas de Mafra, 15 alunos puderam ter a oportunidade do primeiro emprego.
Os alunos apresentaram os relatórios finais desenvolvidos em parceria com as empresas onde atuaram durante o curso. Durante as apresentações cada aluno mencionou todo o conhecimento adquirido e a importância dessa experiência para a vida pessoal e profissional. O aluno Celso Vinicius Schelbauer destacou a importância do programa Jovem Aprendiz: “É um projeto muito importante, porque ele serve para introduzir o jovem no mercado de trabalho. Ele fornece o conteúdo para o jovem colocar em prática na empresaâ€.
A duração do programa é de um ano e os jovens podem atuar em diversas áreas, tais como recursos humanos, administrativo, setor fiscal, financeiro, atendimento ao cliente, logÃstica, suprimentos, jurÃdico, entre outros. Podem participar jovens com idade entre 14 anos completos e 24 anos incompletos, que estejam matriculados e frequentando o Ensino Regular ou Educação de Jovens e Adultos, caso não tenha concluÃdo o Ensino Médio, e que estejam devidamente matriculados em curso mantido ou reconhecido pelos Serviços Nacionais de Aprendizagem, Escolas Técnicas de Educação e Agrotécnicas e Entidades sem fins lucrativos que tenham por objetivo a assistência ao adolescente e a educação profissional. Em caso de deficiência, não haverá limite máximo de idade para a contratação do jovem.