A tenenteana Flávia de Lima destaca-se ano atletismo brasileiro

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 03/08/2012 - 10h32

Por Paulo Roberto Peyerl

Com muita simpatia e humildade, a jovem atleta tenenteana: Flávia Maria de Lima (19 anos) e família, nos – recebeu para contar a sua trajetória – relâmpago, rumo aos altos níveis do atletismo brasileiro. Flávia estudava no Colégio Estadual Victor Busmann em Campo do Tenente, quando foi “descoberta” em 2005, (aos 12 anos de idade), pela professora de Educação Física, Lúcia Regina. Na época ela destacava-se no salto em altura, que lhe trouxe a suas primeiras medalhas. Competindo em Rio Negro ainda em 2005, ela conquistou um honroso segundo lugar, na corrida de 75 metros. De lá para cá, a atleta da FECAM – PR, já conquistou trinta e nove medalhas e vários troféus em diferentes competições na sua modalidade – destaque (corrida de 800 mts) e categoria: Juvenil. Flávia foi campeã brasileira juvenil de corrida Cross – Country em 2010, já representando o município de Campo Mourão – PR, para onde se mudou para treinar sob/ a observância do renomado treinador – técnico: Paulo César da Costa (Paulinho). Flávia conquistou ainda em 2010, outra importante vitória, competindo por Campo Mourão, o terceiro lugar geral, no salto em altura na fase final dos nos JOCOPs (Jogos Colegiais do Paraná), em Maringá. Na ocasião a atleta competiu no HEPTÁTLO, (conjunto de sete provas: corrida 100m com barreira; salto em altura; arremesso de peso; 200 metros rasos; salto em distância; lançamento de dardos; e os 800m (especialidade de Flávia).

MUDANÇA PARA UBERLÂNDIA (MG)

Atualmente Flávia treina num dos melhores centros de treinamentos de atletismo do pais em Uberlândia (MG), treinando pela FPA – (Federação Paulista de Atletismo), onde realiza uma rígida e disciplinar rotina de treinamento – base que inicia as cinco da manhã e reúne coridas e reforços físicos diários na academia de musculação. Lá a atleta tenenteana treina sob/ a supervisão do técnico Luiz Alberto da CNTA – Confederação Nacional de Atletismo, de segunda a segunda – feira cinco horas diárias durante a semana e mais três horas diárias nos fins de semana. Atualmente Flávia só vem ao Paraná para competir ou quando tem uma rara folga, para visitar sua família. (caso dessa semana). Ainda em 2011, participou do Circuito Internacional de Competição de Atletismo (classificatório ao mundial de atletismo). Na ocasião ela alcançou o índice internacional de tempo exigido nos 800 mts (02:06 e 22), fazendo 02:05 e 94), seu melhor tempo até agora e classificando – se para o recente mundial na Espanha, onde permaneceu competindo por duas semanas. Com uma lesão no “plantar” do pé, ela não conseguiu se destacar na sua primeira competição internacional, o tão almejado Mundial, alcançando apenas o tempo de 02:07 e 03.

PRECOCIDADE E DEDICAÇÃO AO ESPORTE:

Os pais de Flávia: (contam que: “Flávia que possui uma das irmãs também atleta, sempre destacou-se no atletismo e sempre foi determinada a alcançar metas”. Uma de suas competições mais marcantes, lembra Flávia exibindo orgulhosa uma de suas trinta e nove medalhas, foi em 2010, competindo pelos JOCOPs, quando chegou a fase final dos jogos colegiais paranaenses, com um honroso terceiro lugar. Na ocasião ela foi “sondada” pelo técnico Paulinho, que a levou competir por Campo Mourão e depois a encaminhou á Uberlândia. O curioso é sua trajetória – relâmpago em 2011, treinando ainda em Campo Mourão, Flávia obteve o índice de tempo: 02:15 e 99, e agora em 2012, (em menos de meio ano, conseguiu abaixar seu próprio índice de tempo, em dez décimos de segundos). No seu currículum esportivo, Flávia possui inúmeras vitórias nos 800m, entre elas: o recorde juvenil brasileiro no Cross – Country, e as sucessivas superações de índices de tempo. Além da dura rotina de treinos, Flávia estuda a noite Educação – Física na universidade – UNIPAC , onde atualmente recebe ajuda do município de Campo Mourão (por onde compete) e do bolsa-atléta e mais R$ 200/mês da CBAT – Confederação Brasileira de Atletismo. A partir deste mês de agosto, Flávia compete num circuito de eventos esportivos, até o final do ano: o Brasileiro Interestadual Juvenil – (em Maringá – PR – 11 e 12/08); o Campeonato Estadual Sub/23, ( 25 e 26/08). Em setembro participa Curitiba do Sulamericano – Sub 23 (São Paulo – capital). Humilde, Flávia lembra com saudades, do início dos treinos no colégio Victor Busmann e faz menção especial á querida professora e primeira incentivadora, professora Lúcia Regina, que sempre a incentivou por acreditar no seu potencial e força de superação. Também agradece a sua família, pelo incentivo especial, amor e carinho a ela dedicados. Parabéns Flávia, nossa atleta, que deve alcançar níveis ainda mais altos do que muitos possam crer.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.