Fotos: Wagner Carmo / Washington Alves/Exemplus/COB
O sorriso no rosto da atleta Flávia Maria de Lima aqueceu a fria noite nos lares tenenteanos nesta última quarta-feira 22, quando na linha de chegada conquistou o terceiro lugar nos 800m para o Brasil nos Jogos Pan Americanos de Toronto. Sem dúvidas será uma data histórica para os mais de sete mil habitantes na nossa querida Campo do Tenente que muito se orgulha de Flavinha, onde muitas conquistas trouxe para o município.
Flavia subiu ao subiu ao pódio após terminar na terceira colocação na prova de 800m, cravando 2min00s40, melhor marca de sua carreira. Melissa Bishop venceu com o tempo de 1min59s62. A prata ficou com a norte-americana Alysia Montano, que registrou 1min59s76. O Brasil não possuía, até a vitória da tenenteana, uma tradição nessa prova feminina.
Após entrar na reta final da prova dos 800 m na quarta colocação, Flávia de Lima se superou, ultrapassou a cubana Rose Mary Almanza e garantindo o bronze. A atleta celebrou o pódio e fez planos para futuro. Na preparação pessoal, está fazendo mudanças. “Briguei bastante, consegui melhorar minha marca. Meu objetivo, até o ano que vem, é conseguir quebrar o recorde brasileiro. Saiu o resultado e estou feliz com ele. Agora, é treinar, melhorar e partir para o mundial em agosto”, celebrou Flávia.
A corredora brasileira treina em Uberlândia, mas disse que está saindo da cidade mineira por conta do fechamento do centro nacional de treinamento local. A nova sede de treinamento será Manaus, ao lado de seu técnico, Luiz Alberto de Oliveira.
Natural de Campo do Tenente, cidade de pouco mais de 7 mil habitantes no interior do Paraná, Flávia disputou o Mundial Júnior de 2012, em Barcelona (Espanha), e vem crescendo sob o comando de Luiz Alberto de Oliveira, técnico que revelou Joaquim Cruz. Em 2015, aos 22 anos, vive a melhor fase da carreira.
Para o mundial, o objetivo da atleta tenenteana é diminuir o tempo de 2 minutos. Só quatro atletas quebraram esta barreira. “Ainda tem um chão para andar no ranking mundial para estar entre as tops“, analisa a atleta.
São catorze anos com o recorde nacional nas mãos de Fabiane dos Santos, mas Flávia quer buscar esse posto. Precisa correr abaixo de 1min57s16, o equivalente, hoje, ao segundo melhor tempo da temporada. “Meu objetivo em um prazo muito curto é quebrar o recorde brasileiro nos 800m. Até o ano que vem eu já entro para quebrar esse recorde“, promete.
A Gazeta acompanhou a trajetória de Flávia desde menina quando já se destacava no colégio e na região. Após conquistou vários títulos no Paraná e em outros estados, conquistando o cenário nacional.
Prova paralela com índice olímpico
Enquanto os Jogos Pan-Americanos já estavam acontecendo em Toronto, Flávia Maria de Lima participou de uma prova regional em São Bernardo do Campo (SP) e fez índice olímpico, o que acabou passando desapercebido. Na quarta-feira, colocou seu nome na história do atletismo brasileiro com o bronze pan-americano nos 800m.
Sem dúvida merece os aplausos e o reconhecimento de toda a gente paranaense e brasileira. Quiça outros e outras sejam enxergados em tempo para poderem ser projetados no cenário esportivo nacional e mundial por isso os prefeitos devem apoiar e muito o atletismo em suas cidades.
Fruto do trabalho da competente e comprometida professora de Educação Física, a Lúcia. Lembro-me daqueles dias frio que passamos nos alojamentos de Maringá, nos JPES (Jogos Escolares do Paraná – Fase Estadual) em 2010, dormindo em colchões colocados no piso gelado, tomando banho em chuveiros frios, enfrentando enormes filas,abaixo de muita neblina,para jantar. Dormindo mal, longe dá familia, sacrificando o final de semana e feriado para levar e acompanhar os alunos na competição. lembro do empenho da professora para estar lá, mas lembro ainda mais do seu sorriso quando toda orgulhosa nos contou no alojamento que uma das suas alunas havia conquistado uma medalha e que na saída da pista um olheiro os havia procurado. Acredito que naquele momento foi dado o segundo passo para a carreira da atleta, pois o primeiro foi nas aulas de educação física que a professora Lúcia ministrou, ensiando-os de forma comprometida a prática do Atletismo. Parabéns professora! Essa vitória é de Flávia, MAS SUA TAMBÉM!
FICO ORGULHOSO DA QUERIDA AMIGA FLÁVIA, PARABÉNS AIS UMA VEZ VENCEDORA. E FICO MTO FELIZ, DE TER SIDO O PRIMEIRO JORNALISTA EM NOSSA REGIÃO E QUIÇA DO BRASIL, A DESTACAR O TALENTO ESPORTIVO DE FLÁVIA………….QUE VENHA O MUNDIAL…..(PAULO ROBERTO PEYERL)….
A EXEMPLO DOS DEMAIS AMIGOS TENENTEANOS, FICO MTO ORGULHOSO DA QUERIDA AMIGA FLÁVIA, PARABÉNS MAIS UMA VEZ VENCEDORA.
E FICO MTO FELIZ, DE TER SIDO O PRIMEIRO JORNALISTA EM NOSSA REGIÃO E QUIÇA DO BRASIL, A DESTACAR O TALENTO ESPORTIVO DE FLÁVIA………….
QUE VENHA O MUNDIAL…..E AS JOGOS OLÍMPICOS NO BRASIL….FLÁVIA VAI “DETONAR”…..(PAULO ROBERTO PEYERL)….