A Epagri em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Prefeitura municipal de Itaiópolis deve instalar no perímetro urbano do município uma horta urbana. O projeto é uma ação da UFSC. O primeiro seminário aconteceu em Joinville, no último dia 11, com a participação de funcionários da Epagri e da Prefeitura.
Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri de Itaiópolis, Rogério Pietzarcka, a iniciativa da Universidade está vinculada as propostas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). O cerne da implantação de hortas populares no perímetro urbano é promover a segurança alimentar e nutricional no município.
Conforme Pietzarcka, alguns municípios já implantaram as hortas urbanas, que são administradas pela própria comunidade urbana. O objetivo da horta é a alimentação, a diversificação na gastronomia e a nutrição das classes mais desfavorecidas economicamente.
Os excedentes da produção, se houve, podem ser distribuídos para instituições no município e até comercializado pelos produtores. Os municípios de Joinville, São Bento do Sul e Campo Alegre já têm hortas urbanas em pleno funcionamento. Conforme o engenheiro Rogério, a idéia de instalar uma horta urbana também já estava na pauta do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itaiópolis, sendo discutida a partir de 2011.
A implantação da horta deve ocorrer como uma soma de esforços entre a Epagri, Centro de Referencia de Assistência Social, Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria da Agricultura.
Nessa junção de esforços, a Epagri vai oferecer a comunidade suporte técnico e o CRAS deve escolher as pessoas que vão trabalhar na horta urbana. A horta precisa ser instalada em terreno público e de acordo com Rogério a Prefeitura já está providenciando a área adequada.
A UFSC também deve ofertar suporte técnico, sendo que o projeto contempla as cercas para a horta e o sistema de irrigação. O município de Itaiópolis não vai despender recursos na execução do projeto, entrando apenas com a mão-de-obra necessária e a força de vontade.
Rogério informou que o seminário em Joinville contou com a presença de palestrante do Peru e de profissionais do próprio MDS.