O vereador Waldir Venturi (PMDB) de Itaiópolis usou a tribuna do poder Legislativo durante a última reunião, realizada dia 26 de agosto, para explicar a respeito da resposta do poder Executivo ao pedido de informação encaminhado por ele em conjunto com o vereador Francisco Kuiava (PMDB), a respeito do andamento das obras de calçamento no bairro Bom Jesus e no bairro Lucena.
Segundo Venturi, a prefeitura enviou a resposta do pedido de informação e informou que as obras de calçamento do bairro Lucena estão em fase de licitação. “Me parece que a comunidade do bairro Lucena vai ser beneficiada com o calçamento”, disse o vereador.
Com relação à pavimentação das ruas do bairro Bom Jesus, que é aguardada com ansiedade pelos moradores, a resposta da Prefeitura, segundo o vereador, não foi a contento. Venturi leu parte da resposta. Segundo o parlamentar, a empresa que venceu a licitação da obra com recursos do PAC II requereu a Prefeitura em 2012 à alteração do projeto, solicitando a mudança da localização da tubulação pluvial do meio para as laterais das ruas.
Segundo Waldir, a administração municipal não concordou com a alteração e determinou a empresa à retomada imediata das obras, mas isso não aconteceu até o os dias de hoje. “Que não ocorreu até a presente data isso nós já sabemos, porque até agora nada foi feito”, disse Venturi.
O vereador disse que a empresa antes mesmo de participar da licitação já tinha conhecimento do projeto e deveria executá-lo conforme se apresentava. O vereador Claudinor Krajevski completou o discurso de Venturi e disse que a empresa não deveria ter participado da licitação.
Segundo Venturi, como a empresa vencedora abandonou a obra o atual prefeito deveria de desclassificar a empresa e fazer nova licitação, ou ainda chamar a segunda colocada no certame. O vereador explicou que a obra tem de ser feita, pois serão pavimentadas oito ruas com recursos do PAC II. “São R$ 2 milhões que estão na conta e nada está sendo feito”, explicou Venturi.
“Tenho a impressão que ele está empurrando com a barriga, para deixar o tempo passar e a comunidade ficará sem o calçamento e o dinheiro vai embora”, completou Waldir.
O vereador Waldir também disse que o poder Executivo reclama que não pode fazer obras porque não tem recurso, mas quando tem acaba deixando o recurso ir embora. “Cabe a comunidade do Bom Jesus se reunir e vim falar com o prefeito para ver o que vai acontecer ou vão ficar sem o calçamento”, discorreu Waldir.
O vereador finalizou o discurso dizendo que está fazendo a sua parte e reivindicando junto ao poder executivo, mas não está sendo atendido. O vereador Krajevski disse que o contrato com a Caixa Econômica Federal termina em dezembro deste ano e não há tempo hábil para fazer alterações no projeto.